Política
Senado inclui guardas municipais na segurança pública
Proposta de Emenda à Constituição 37/2022.
O Senado aprovou dia 27 a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37/2022, que reconhece oficialmente as guardas municipais e os agentes de trânsito como integrantes do sistema nacional de segurança pública. Aprovada em dois turnos, a medida agora segue para votação na Câmara dos Deputados.
A iniciativa altera o artigo 144 da Constituição Federal, que atualmente prevê como órgãos da segurança pública a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, polícias civis, polícias militares, corpos de bombeiros militares e polícias penais (federal, estaduais e distrital).
Com a PEC, as guardas municipais passam a ser incluídas nesse rol, o que abre caminho para que municípios possam ampliar sua atuação na segurança local. A proposta autoriza, por exemplo, a realização de policiamento ostensivo comunitário, ações de prevenção à violência, proteção de bens e serviços públicos e colaboração com outras forças de segurança.
Além disso, os municípios poderão adotar diferentes nomenclaturas para as corporações, como “polícia municipal”, “guarda civil”, “guarda civil municipal”, “guarda metropolitana” ou “guarda civil metropolitana”. No entanto, a mudança de nome só poderá ocorrer por meio de lei municipal e com a reestruturação formal dos cargos e carreiras dos atuais guardas, via concurso público ou transformação dos postos existentes.
O que são as guardas municipais?
As guardas municipais são instituições de segurança pública vinculadas ao poder executivo municipal. Sua função original, conforme definida pela Constituição, é a proteção dos bens, serviços e instalações dos municípios. Embora já atuem na segurança das cidades, seu reconhecimento constitucional como força de segurança pública era um pleito antigo da categoria — agora parcialmente atendido com a aprovação da PEC.
A mudança fortalece o papel dos municípios na segurança pública e pode abrir espaço para investimentos, treinamentos e integração mais efetiva com polícias estaduais e federais. A proposta ainda precisa ser aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados para entrar em vigor.
(Com Agência Brasil).

-
Mundo1 dia atrás
País europeu onde o real vale mais atrai brasileiros com turismo acessível
-
Moedas1 dia atrás
Quer investir em dinheiro? Quem compra ESTAS moedas diz não se arrepender
-
Política2 dias atrás
Portugal notificará 5,3 mil brasileiros para deixar o país
-
Tecnologia9 horas atrás
Vivo lança serviço gratuito para bloquear chamadas indesejadas; veja como ativar
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
5 big techs nas quais os brasileiros sonham em trabalhar: veja o ranking
-
Curiosidades1 dia atrás
Guardiões da monarquia e mais profissões curiosas que não existem no Brasil
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Melhor dia para pedir demissão pode render valor extra; entenda
-
Curiosidades16 horas atrás
Ancelotti terá (de longe) o maior salário de um técnico da Seleção Brasileira