Conecte-se conosco

Empresas

Startups da Região Amazônica irão receber investimentos

As startups da região Norte, até então esquecidas, irão receber um investimento significativo para ampliar o mercado. Entenda!

Publicado

em

A gestora de fundos de investimentos responsável por contatar empresas que lideram o mercado das startups, Bertha Capital, irá beneficiar as atividades/negócios do estado do Amazonas. Essa dinâmica se dará em parceria com o sistema S, Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço de Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), além do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Todas as atividades irão ocorrer devido ao lançamento de um Corporate Venture Capital com a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM).

Esse aporte se realizará através de valores oriundos do fundo voltados para startups da indústria 4.0, que trabalhem com digitalização das companhias locais, negócios da bioeconomia, bem como aproveitamento da biodiversidade da região, com a finalidade de causar um impacto significativamente positivo na região.

Essa seção de investimento deu-se através do diálogo com as indústrias do estado do Amazonas. No intuito de otimizar esse processo, os primeiros investimentos irão dar-se à venture builder de startups da própria FIEAM, que visa investir e acelerar o processo iniciando 50 negócios novos nos próximos 4 anos. De acordo com o CEO da Bertha Capital, Rafael Moreira, a “ideia é criar um efeito cascata, em que o primeiro investimento fortaleça uma empresa maior, que por sua vez, irá empoderar vários negócios em fase inicial, que são a maioria na região”.

“Esse é o nosso primeiro fundo com o apoio de uma paraestatal, ou seja, de uma entidade que, mesmo não integrando a administração do Estado, presta serviços para a população e colabora com o bem-estar coletivo. Juntos, nós queremos estimular o empreendedorismo de base tecnológica na Amazônia e capitalizar empresas locais”, ressaltou.

Esses investimentos tornam-se essenciais na medida em que, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), muitas startups da região Norte nunca receberam sequer um tipo de investimento, aproximadamente 68,9% delas. Moreira também destaca que estão “muito empolgados em lançar um fundo de investimento no coração da Amazônia, voltado principalmente para economia ecológica e ESG – temas que toda empresa precisa colocar cada vez mais em pauta”.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS