Conecte-se conosco

Economia

Superávit comercial fecha novembro em US$ 3,7 bi, menos que o previsto

Resultado veio ligeiramente acima do saldo comercial positivo de 3,6 bilhões de dólares de igual período do ano passado.

Publicado

em

O Brasil registrou superávit comercial de 3,7 bilhões de dólares em novembro, volume menor que o esperado, em meio ao forte recuo nas exportações do setor agropecuário, informou o Ministério da Economia nesta terça-feira.

O resultado veio ligeiramente acima do saldo comercial positivo de 3,6 bilhões de dólares do mesmo mês de 2019, mas abaixo dos 4,1 bilhões de dólares vistos em novembro de 2018. A expectativa de analistas consultados pela Reuters era de superávit de 4,789 bilhões de dólares no período.

Os embarques gerais tiveram perda 1,2% em médias gerais em relação a novembro de 2019, a 17,5 bilhões de dólares.

No setor agropecuário, as exportações produtos vendidos cederam 21,9% ano a ano, enquanto os da indústria da transformação retraíram 2,9% e os embarques de na indústria extrativa aumentaram 26,9%.

As importações, por sua vez, amargaram queda de 2,6% em novembro na comparação anual, também pela média diária, a 13,8 bilhões de dólares. De forma segmentada, houve aumento de 8,3% nas compras de produtos da agropecuária e retração de 40,8% e 0,5%, respectivamente, na indústria extrativa e na indústria de transformação.

De janeiro a novembro, a balança comercial acumulou saldo positivo deem 51,2 bilhões de dólares, acréscimo de 23,2% ante igual época do ano anterior.

O Ministério da Economia estimou em outubro um superávit para a balança comercial de 55 bilhões de dólares em 2020.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS