Conecte-se conosco

Economia

Taxação de grandes fortunas: Joe Biden propõe taxar super ricos!

O presidente dos EUA quer exigir que super ricos paguem pelo menos 20% em impostos sobre uma combinação de sua renda e seus ganhos.

Publicado

em

Biden propõe taxar super ricos, Foto: Pexels.

O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que pretende propor um novo imposto sobre grandes riquezas. Tal ação faz parte de seu próximo pedido orçamentário, um plano que certamente reviverá o debate em Washington sobre a tributação de grandes fortunas.

Leia mais: Startups da Região Amazônica irão receber investimentos

Assim, o democrata quer exigir que super ricos paguem, pelo menos, 20% em impostos sobre uma combinação de sua renda e seus ganhos. Algo que não é feito em alguns segmentos como suas carteiras de ações, que atualmente não é tributada.

As arrecadações ajudarão na recuperação da economia americana

De acordo com o governo americano, a proposta atingiria os 0,01% das famílias mais ricas do país, arrecadando cerca de US$ 360 bilhões na próxima década, com metade disso vindo de cidadãos bilionários.

“Por muito tempo, nosso código tributário recompensou a riqueza, não o trabalho, e contribuiu para o aumento da renda e da desigualdade de riqueza nos Estados Unidos”, disse o governo em um breve resumo da proposta.

Ademais, ainda completaram: “Esse imposto mínimo garantiria que os americanos mais ricos não pagassem mais uma taxa de imposto menor do que professores e bombeiros.”

Taxação de grandes fortunas foi promessa de eleição

A proposição surge em pleno momento em que os democratas tentam reviver seus planos tributários de “reconciliação”. Planos estes que estão há muito tempo parados. Além disso, aumentar os impostos sobre os super ricos foi uma das promessas de campanha.

No entanto, sujeitar os ganhos não realizados das pessoas em ativos não vendidos a impostos representaria uma grande mudança no sistema tributário. Contudo, tal ação abriria um novo fluxo de receita para o Tesouro.

Porém, os democratas de base anteriormente já rejeitaram propostas semelhantes de taxação de grandes fortunas. E, caso tenha a promulgação, a proposta certamente terá contestação feita como uma violação de uma restrição basilar na Constituição sobre tributação.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS