Investimentos
Tesouro Direto, CDB e Caixinhas do Nubank: qual investimento oferece o melhor retorno?
Com a Selic elevada, Tesouro Direto, CDB e Caixinhas do Nubank se destacam como opções de investimento.
Com a Selic em alta, investidores buscam alternativas que aliem rentabilidade e segurança. Em 2025, o Tesouro Direto, os CDBs e as Caixinhas do Nubank estão entre as principais opções.
Cada uma dessas opções de investimento possui características distintas que podem atender a diferentes perfis e objetivos financeiros.
O cenário de alta dos juros influencia diretamente na escolha dos investimentos. O Tesouro Direto, conhecido por sua segurança, oferece diferentes tipos de títulos. Enquanto isso, os CDBs são atrativos por sua rentabilidade potencialmente superior.
Já as Caixinhas do Nubank oferecem praticidade e liquidez diária, atrativas para objetivos de curto prazo.
Tipos de investimentos: comparativo em 2025
A comparação entre as opções de investimento é essencial para ajudar os investidores a decidir qual modalidade melhor se adequa às suas necessidades e projeções financeiras para 2025. Para auxiliar nessa missão, trouxemos uma análise comparando Tesouro Direto, CDB e Caixinha do Nubank.
O Tesouro Direto é um programa do governo dividido em três categorias principais. O Tesouro Selic oferece liquidez diária e segurança. O IPCA+ protege contra a inflação, e o prefixado garante rentabilidade fixa.
Os CDBs (Certificados de Depósito Bancário), emitidos por bancos, apresentam variedade em formas de rentabilidade. Eles vão desde pós-fixados, que acompanham o CDI, até prefixados com taxas fixas atrativas em cenários de queda da Selic.
Já as Caixinhas do Nubank permitem investir de maneira simples e automática, rendendo aproximadamente 100% do CDI. Com liquidez diária, são ideais para reservas de emergência.
Comparação de rentabilidade
Em 2025, a escolha do investimento mais rentável dependerá de vários fatores.
- Pós-fixados: Caixinhas do Nubank e Tesouro Selic apresentam rendimentos semelhantes, cerca de 10,65% ao ano, enquanto CDBs podem oferecer acima de 103% do CDI.
- Indexados à inflação: Tesouro IPCA+ oferece segurança, já CDBs IPCA+ podem pagar mais, mas com risco associado ao banco.
- Prefixados: CDBs com 16% ao ano superam o Tesouro Prefixado em 14,91% ao ano, no entanto, são vantajosos se a Selic cair.
O Tesouro Direto é reconhecido por sua segurança, mas sofre marcação a mercado. As caixinhas do Nubank e o Tesouro Selic oferecem resgate rápido, sendo mais acessíveis em situações de emergência.
Investimentos no Tesouro Direto acumulam em um título único, facilitando o controle. Nos CDBs, cada aporte resulta em um novo contrato, o que pode complicar a gestão.
Para reservas de emergência, as Caixinhas do Nubank ou o Tesouro Selic são preferíveis. Para proteção contra a inflação, o Tesouro IPCA+ é mais seguro, enquanto os CDBs IPCA+ oferecem um maior retorno potencial.
Já para uma rentabilidade fixa, os CDBs prefixados são vantajosos, caso a Selic caia. Diversificar investimentos pode ser a estratégia mais inteligente para 2025.

-
Tecnologia1 dia atrás
Por que não desligar chamadas de spam imediatamente é a melhor escolha?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Já na entrevista de emprego, estratégia de jovem chama atenção e rende promoção
-
Empresas20 horas atrás
Sem volta: Uber encerra atuação neste país de forma definitiva
-
Economia1 dia atrás
Banco Central libera resgate automático de dinheiro esquecido em bancos
-
Tecnologia14 horas atrás
Elon Musk revela XChat: novo concorrente para tirar WhatsApp do jogo
-
Agronegócio1 dia atrás
Saiba onde colocar a lança-de-são-jorge para proteger sua casa
-
Finanças2 dias atrás
8 coisas que você precisa olhar antes de comprar o próximo pacote de café
-
Economia1 dia atrás
Reforma tributária no Brasil: 3 pontos que donos de empresas precisam saber o quanto antes