Conecte-se conosco

Investimentos

Tesouro Nacional paga R$ 13,5 bilhões para investidores hoje, 16

Rendimentos semestrais podem ser aplicados para reconstituir perdas, caso você tenha recorrido à reserva de emergência.

Publicado

em

Selic em novo patamar coloca investimentos em renda fixa sob nova perspectiva

Nesta segunda-feira, 16 de novembro, o Tesouro Nacional paga R$ 13,5 bilhões em rendimentos do Tesouro IPCA+. Esses títulos são atrelados à inflação e possuem vencimentos em 2035, 2045 e 2055. Os cálculos são da analista de renda fixa da XP Investimentos, Camilla Dolle. 

Portanto, se você tiver investido em alguns desses títulos, esse é o momento de consultar os valores que foram creditados na conta da corretora e analisar o orçamento. 

“Estamos passando por um momento delicado, as pessoas estão precisando de mais reservas para urgências de curto prazo”, ressalta o especialista em renda variável da Easynvest, José Falcão. Caso você seja um dos milhares de brasileiros que tiveram de recorrer à reserva de emergência por conta da pandemia de Covid-19, Falcão aconselha aplicar os rendimentos semestrais para reconstituir as perdas. 

Para a reserva de emergência, o recomendado é investir em Tesouro Selic, em função da baixa oscilação na marcação a mercado e em fundos de renda fixa DI com taxa zero de administração. Ainda que o Tesouro Selic tenha apresentado rentabilidade negativa em setembro, esse comportamento não é comum, sendo a primeira vez em 18 anos. “A característica dele é de menos volatilidade”, afirma o especialista. 

Contudo, se a reserva está formada para as necessidades, é o momento de avaliar em como reinvestir e fazer os juros compostos trabalharem em prol do seu bolso. No entanto, se o seu objetivo é aplicar em novos títulos do Tesouro Direto, avalie se compensa uma nova aplicação com pagamento de juros semestrais, pois, a longo prazo, ela pode não ser benéfica para todos. Já os investidores com predisposição a riscos podem aplicar em ações, mercado que tende a ser vantajoso diante da baixa taxa de juros recente e que deve se ampliar até o término de 2021.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS