Conecte-se conosco

Economia

Última semana do mês pode ser de cautela e ajustes

Boletim Focus do Banco Central mostra que os economistas aumentaram as projeções do IPCA este ano para 2,99% ante 2,65% registrado na semana anterior.

Publicado

em

A última semana do mês, que antecede as eleições presidenciais nos Estados Unidos, deve ser marcada pela cautela, com os investidores de olho nos balanços das empresas referentes ao terceiro trimestre, no avanço do coronavírus e nas decisões de política monetária aqui e na Europa. Às 9h05, o Ibovespa futuro registrava recuo de 0,66%, aos 100.925 pontos.

Esta semana começa como terminou a anterior, com o impasse sobre o pacote de ajuda à economia norte-americana e o aumento de casos de Covid-19 no mundo. A Itália anunciou que fechará academias e cinemas. A Espanha está adotando o toque de recolher às 23h para várias cidades. Londres voltará a proibir encontro entre pessoas que não vivem na mesma residência. Nos Estados Unidos, ontem, foram registrados mais de 83 mil novos casos.

A questão fiscal nos EUA parecia que poderia ser concluída antes do dia 3 de novembro, quando ocorre a eleição presidencial no país, porém, tudo indica que só será resolvida depois desta data. Essa mudança de expectativa pode impor algum estresse aos negócios.

Por aqui, o boletim Focus do Banco Central mostra que os economistas aumentaram as projeções do IPCA este ano para 2,99% ante 2,65% registrado na semana anterior. Para o Produto Interno Bruto (PIB), houve melhora na projeção, passando de queda de 5% para recuo de 4,81%. A Selic foi mantida em 2% ao ano. Para 2021, a estimativa de inflação subiu de 3,02% para 3,10%. Para o PIB, a expectativa de crescimento caiu de 3,47% na semana anterior para 3,42%. Para Selic, as projeções foram elevadas de 2,50% para 2,75%.

Na quarta-feira, dia 28, a autoridade monetária divulga sua decisão sobre a Selic. A expectativa é de que a taxa básica seja mantida em 2% ao ano, menor nível histórico. Ao longo da semana ainda serão divulgados resultados de grandes empresas como Petrobras e Vale, entre outras.

Na quinta-feira, é a vez do BCE decidir sobre a taxa de juro da região.

Em Nova York, o futuro do Dow Jones registrava queda de 1,04%, aos 27.895 pontos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS