Conecte-se conosco

Economia

União emite ofício relativo ao pagamento de dividendos; confira!

O governo federal emitiu um ofício solicitando os pagamentos de dividendo das estatais brasileiras. Confira!

Publicado

em

O Governo Federal fez o encaminhamento de um ofício que destinou-se às quatro principais estatais do Brasil, a Petrobras, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o BNDES. O objetivo do ofício era tentar receber um aumento de dividendos ainda em 2022.

Leia mais: Governo libera crédito com juros baixos; veja!

Outro objetivo desse ofício era de obter recursos para conseguir bancar os gastos extras que foram criados pela PEC Kamikaze, a PEC eleitoral do atual presidente da república, Jair Bolsonaro (PL).

A PEC Eleitoral fez a abertura de um espaço relativo a 42,1 bilhões de reais no orçamento de 2022, destinado ao pagamento tanto do Auxílio Brasil de 600 reais quanto ao benefício que será destinado aos caminhoneiros e taxistas.

Vale enfatizar, também, que para aqueles que não sabem o que são dividendos, esses valores são uma parte do lucro que a maioria das empresas distribuem aos seus acionistas.

Desse modo, nesse caso das estatais que encontram-se listadas na Bolsa, tanto a Petrobras quanto o Banco do Brasil, o principal acionista das empresas é a União. Já a Caixa Economia Federal e o BNDES, possui como acionista único o Governo Federal.

Nessa perspectiva, o secretário especial de Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, Esteves Colnago, relatou que foi solicitado para a empresa que avaliasse duas mudanças que ocorreram relativas às políticas de dividendos, sendo: o aumento do repasse neste ano e a mudança da periodicidade do pagamento, passando de semestral para bimestral.

Porém, é importante deixar claro que, em todos os casos, ao que tudo indica, firmou-se que a decisão será da empresa, avaliando a manutenção e a saúde financeira das mesmas.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS