Conecte-se conosco

Empresas

Vale anuncia “briquete verde” que pode reduzir em até 10% emissões de CO2 na siderurgia

Aglomerado a frio

Publicado

em

Vale é a empresa de capital aberto que mais paga dividendos no país

A Vale anunciou nesta quinta-feira (9), por meio de comunicado ao mercado, seu “briquete verde” que pode reduzir em até 10% emissões de CO2 de clientes da siderurgia.

De acordo com o documento, a iniciativa foi apresenta nesta data, durante reunião virtual com analistas de mercado, um novo produto, desenvolvido pela empresa ao longo de quase 20 anos, que poderá reduzir em até 10% a emissão de gases do efeito estufa (GEE) na produção de aço de seus clientes siderúrgicos.

Conforme a empresa, o “briquete verde” é formado por minério de ferro e uma solução tecnológica de aglomerantes, que inclui em sua composição areia proveniente do tratamento de rejeitos de mineração, e é capaz de resistir à temperatura elevada do alto-forno sem se desintegrar.

Justiça aceita pedido de recuperação judicial da Samarco, ligada à Vale

Vale

Ainda de acordo com o documento, a redução de GEE ocorre porque o produto permite ao siderurgista reduzir a dependência da sinterização, processo anterior à produção do aço no qual há a aglomeração do fino de minério de ferro (sinter feed).

Também disse que a sinterização demanda o uso intensivo de combustíveis fósseis para o alcance de uma temperatura de processo em torno de 1.300 oC.

E acrescentou que já o briquete da Vale é considerado um aglomerado a frio, no qual não ocorre queima, mas uma cura a uma temperatura entre 200 e 250 oC, demandando menos energia.

O produto

Segundo a empresa, o produto reduz ainda a emissão de particulados e de gases como dióxido de enxofre (SOX) e o óxido de nitrogênio (NOX), além de dispensar o uso da água na sua produção.

O “briquete verde” está incluído na estratégia da Vale de reduzir em 15% as suas emissões de escopo 3, relativas à cadeia de valor, até 2035. Em números absolutos, o compromisso de redução soma 90 milhões de toneladas de carbono equivalente (MtCO2e), volume igual às emissões de energia do Chile de 2018, ano-base usado na meta de escopo 31.

Hoje, 98% das emissões totais da Vale são relativas à sua cadeia de fornecedores e clientes.

A Vale está listada na bolsa brasileira (B3) sob o ticker VALE3.

Veja o documento:

Vale anuncia “briquete verde” que pode reduzir em até 10% emissões de CO2 na siderurgia

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS