Conecte-se conosco

Economia

Vale Gás nacional está recebendo inscrições? Como se cadastrar?

Programa anunciado pelo governo federal oferecerá abono para que famílias de baixa renda possam comprar seu gás de cozinha.

Publicado

em

A lei que institui o Gás dos Brasileiros foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro na última segunda-feira, 22. O programa vai liberar um vale-gás equivalente a pelo menos 50% do valor médio nacional de revenda do botijão de gás de 13kg para famílias de baixa renda.

Leia mais: IPVA: Confira quais automóveis ficam isentos do imposto em 2022

O anúncio animou milhões de brasileiros que enfrentam dificuldades para comprar o item, que só neste ano já acumula alta de cerca de 30%. Os beneficiários terão direito ao auxílio a cada dois meses.

Considerando que o benefício será calculado com base no preço médio nacional do botijão, seu valor não será fixo. Entretanto, o texto do projeto determina que o cidadão não poderá receber menos da metade dessa quantia, que é divulgada a cada 15 dias pela ANP (Agência Nacional de Petróleo).

Como serão feitas as inscrições?

De acordo com as informações divulgadas pelo governo federal até o momento, o vale-gás será pago a famílias que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Também serão contempladas aquelas que têm um segurado do Benefício de Prestação Continuada (BPC) entre seus membros.

Possivelmente, a base de dados do CadÚnico será a única via de acesso aos pagamentos. Sendo assim, é quase certo que não será aberto um prazo para inscrições de quem não está cadastrado no sistema.

Embora ainda haja um calendário oficial para o pagamento do vale-gás, o Congresso Nacional tem até 60 dias para regulamentar a liberação do benefício.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS