Conecte-se conosco

Economia

Você sabe qual a diferença entre SPC e Serasa?

Muitos acabam confundindo o SPC e a Serasa, pois ambas registram as informações pessoais daqueles que atrasam o pagamento de dívidas.

Publicado

em

Você conhece as diferenças existentes entre Serasa e SPC? Em linhas gerais, as funções das duas instituições de crédito acabam confundindo os consumidores, pois ambas registram as informações pessoais daqueles que atrasam o pagamento de dívidas. Levando isso em consideração, confira abaixo as principais diferenças entre esses órgãos.

Leia mais: Quem está negativado no SPC e Serasa também possui seus direitos, confira

O que é a Serasa?

A Serasa é um órgão que realiza a prestação de serviços e conta com um banco de dados robusto daqueles cidadãos e empresas que não conseguiram efetuar o pagamento de suas dívidas, e por isso acabaram ficando com o nome negativado.

Outro ponto importante é o cadastro de protesto de títulos, cheques sem fundos, ações judiciais e demais provenientes de contas públicas e oficiais. Dessa maneira, os dados são compartilhados com as empresas e bancos que realizam a contratação dos serviços.

O que é o SPC?

O Serviço de Proteção ao Crédito opera como um banco de dados que contém as informações de crédito e possui caráter público. É uma plataforma de dados das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL), que tem o auxílio das associações comerciais.

Além disso, ele tem um sistema de consulta que ajuda as empresas e os bancos a liberarem crédito para seus clientes com mais segurança.

Qual é a diferença entre Serasa e SPC?

Não podemos negar que o SPC e a Serasa possuem capacidades semelhantes. No entanto, existem diferenças entre ambas, e é importante que os usuários as conheçam. Por exemplo, o SPC possui metadados que são coletados em lojas credenciadas, enquanto o do Serasa é coletado em bancos e instituições financeiras.

Outra diferença é que o Serasa possui uma parceria com a Associação dos Bancos do Estado de São Paulo e a Federação Brasileira das Associações de Bancos, e depois foi vendido para o grupo Experian. Já o SPC nasceu através de um grupo composto por 12 empresas e é financiado pelas associações comerciais do Brasil.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS