Conecte-se conosco

Tecnologia

Volkswagen deve acabar com câmbio manual até 2030

Montadora não utilizará mais o item nos carros produzidos na Europa, inicialmente. Tiguan e Passat serão os primeiros modelos a serem afetados.

Publicado

em

Todo motorista antenado aos lançamentos estrangeiro já se questionou sobre o câmbio automático. Na verdade, se perguntou sobre o porquê de o Brasil não ter embarcado nessa onda mais cedo. Afinal, em outros países, o câmbio manual deixou de ser o principal há várias décadas. 

Alguns diziam que era por conta do custo de produção, outros pelas dificuldades da tecnologia, enfim. A verdade é que o tempo passou e o país é um dos poucos que oferecem carros simples, intermediários e completos. Em alguns casos, nem limpador traseiro existe na versão mais simples de um automóvel. O câmbio automático, então, virou item de luxo

Porém, independente da situação atual, a verdade é que em breve a transmissão automática será a mais comum. Com o avanço dos modelos híbridos e elétricos, o câmbio manual se tornará apenas uma lembrança.

Volks pretende encerrar câmbio manual

A montadora alemã, Volkswagen, disse que pretende encerrar a utilização do câmbio manual. A mudança deve ocorrer gradativamente pelos próximos 9 anos, ou seja, até 2030.

Pelo menos, isso deve ocorrer em todo o continente europeu enquanto se estende ao resto do mundo. As informações são do site alemão Auto Motor Und Sport.

O primeiro modelo a deixar de ter opção manual será o Tiguan, seguido pelo Passat/ Variant. Isso já deve acontecer em 2023, portanto, o dia está cada vez mais próximo.

Mudança polêmica

O câmbio manual pode até ser odiado por muitos, mas com certeza é amado por vários motoristas. A sensação de esportividade e dirigibilidade que o item oferece é encantadora.

Porém, no trânsito atravancado e cheio de contratempos, a opção automática é a melhor pedida. Garante menos transtornos e evita que o carro morra em um cruzamento muito tumultuado.

No Brasil, a Volks já comercializa o Taos e o Nivus com transmissão automática. A tendência é a de que os lançamentos já venham equipados ou com opção de serem automáticos. Por isso, é bom começar a se despedir do câmbio manual, um dia ela será apenas lembrança.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS