Conecte-se conosco

Economia

WhatsApp pede autorização do Banco Central para ser “iniciador de pagamentos”

Na nova modalidade, o consumidor solicita à instituição na qual possui conta que efetue o pagamento diretamente ao lojista, sem que seja necessário acessar o aplicativo do banco.

Publicado

em

Whatsapp

O WhatsApp comunicou que solicitou ao Banco Central a aprovação para ser um “iniciador de pagamentos“, nova modalidade instituída pelo BC em outubro do ano passado. Desta forma, o aplicativo de mensagens também passará a realizar transações financeiras diretamente pela plataforma.

“O WhatsApp está conversando regularmente com o Banco Central para ter a aprovação como iniciador de pagamentos para transferências entre pessoas. Também tem trabalhado para restaurar os pagamentos no WhatsApp para todos no Brasil o mais rápido possível”, diz o comunicado da companhia publicado nesta segunda-feira, 15.

A nova função de envio e recebimento de dinheiro pelo WhatsApp foi anunciada em junho de 2020, e o Brasil seria um dos primeiros países a testar o recurso. Contudo, alguns dias após o anúncio, a ferramenta foi barrada pelo Banco Central e pelo Cade, com a justificativa de que era necessário avaliar os riscos concorrenciais e garantir o funcionamento adequado desta funcionalidade.

Conforme definição do BC, os “iniciadores de pagamentos” são aqueles em que o consumidor solicita à instituição na qual possui conta que efetue o pagamento diretamente ao lojista, sem que seja necessário acessar o aplicativo do banco. Desta forma, é realizado o débito em conta de depósito ou de pagamento, sem a necessidade de intermediários como o cartão de crédito.

Para exemplificar, o BC mencionou os aplicativos de pedido de comida. Atualmente, o cliente realiza o pagamento direto no app ou utiliza o cartão ao receber seu pedido. Já com o iniciador de pagamentos, o aplicativo irá conectar o consumidor a um iniciador, e desta forma, o pagamento poderá ser transferido direto para a conta do restaurante.

Segundo o Banco Central, a nova instituição irá ampliar a abrangência do open banking. Além disso, por ser um serviço de baixo risco, instituições que atuarem exclusivamente nesta modalidade poderão receber a autorização mais rápido. As iniciadoras ainda poderão comandar transações do PIX, possibilitando assim a realização de pagamentos instantâneos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS