Conecte-se conosco

Agronegócio

10 espécies de plantas para cultivar em ambientes úmidos

Conheça algumas espécies de plantas que podem ser cultivadas em ambientes úmidos e use a imaginação para decorar sua casa.

Publicado

em

O Brasil está localizado em uma zona intertropical da Terra, e por isso é um país tropical na maioria das regiões. As áreas úmidas são assim classificadas devido à prevalência de umidade elevada do ar durante quase todo o ano.

São justamente as condições climatológicas de um local que garantem a vida das mais variadas espécies de plantas. A existência dos vegetais depende da quantidade de luz solar que recebem, da umidade do solo, do oxigênio, da temperatura, entre outros fatores.

Contudo, a condição que cada tipo necessita para sobreviver muda. Ao pensar em montar um jardim e começar a cultivar várias espécies, é importante considerar quais delas se adaptam melhor àquelas condições.

A seguir, confira a seguir dez espécies de plantas que se adaptam facilmente a locais úmidos:

Lírio da paz

Imagem: shutterstock / Mr. Prawet

A planta, que está associada à paz e tranquilidade, floresce durante todo o ano. Entre as vantagens do cultivo do lírio da paz está a purificação de ar que ele proporciona ao ambiente. Como não gosta de receber luz do sol, ele pode ser cultivada em regiões úmidas e ambientes como banheiros, por exemplo.

Maranta leuconeura

Maranta leuconeura

Foto: Shutterstock

Ao anoitecer, as folhas da Maranta leuconeura dobram-se para cima, característica que as pessoas a uma mão realizando uma prece. Essa planta gosta de receber luz do sol, mas apenas de maneira indireta. Por isso, pode ser cultivada em ambientes úmidos e internos.

Rabo-de-gato

Foto: Home It

Os ramos de flores do rabo-de-gato são vermelhas, enquanto sua folhagem é verde. Essa espécie  rasteira não exige muitos cuidados e pode ser cultivada em jardins ou canteiros.

Samambaia-americana

Foto: Shutterstock

As samambaias gostam de umidade e sombra, por isso não é recomendado deixá-las próximas a radiadores ou em áreas secas. Além de toda sua beleza, elas filtram as toxinas deixadas por alguns produtos de limpeza.

Calatheas

Foto: Shutterstock

A temperatura ideal para o cultivo dessa espécie é entre 16 ºC e 21 ºC. A Calathea, que recebe esse nome de cascavel por causa de sua aparência, ama viver em ambientes vaporizados e neles se expande.

Sansevieria

Foto: Shutterstock

Essa espécie de suculenta é resistente à luz direta do sol, apesar de conseguir adaptar-se à situação contrária. Contudo, o ideal é que ela seja mantida em locais com sombra ou com pouca iluminação. Quando há bastante água armazenada em sua folhagem, ela não precisa necessariamente estar em um solo úmido.

Suas raízes não necessitam de água em abundância, e durante o inverno a Sansevieria deve ser regada apenas uma vez no mês. Todas essas exigências fazem dessa planta a escolha ideal para ambientes escuros.

Monstera mínima

Foto: Shutterstock

A espécie pode ser confundida com a Costela-de-Adão, mas a principal diferença entre as duas é o tamanho, já que folhas de Monstera são menores. Essa espécie prefere ficar longe da luz direta, portanto, o ideal é que fique na sombra.

Ela também precisa ser regada semanalmente , apesar de não gostar da luz direta do sol, deve receber boa iluminação.

Aspidistra elatior

Foto: Shutterstock

Popularmente chamada planta de ferro fundido, sua folhagem lembra o formato de uma espada e isso faz com que ela seja majestosamente grande. A Aspidistra precisa ser regada com alguns dias de intervalo e gosta de estar em sombra parcial e de umidade.

Periquito

Imagem: shutterstock / Michaelnero

Essa espécie é ideal para forrar solos. Sua estrutura é mediana e o pigmento vermelho sobressai em suas folhas. Caso a planta receba mais luz direta do sol, é necessário ampliar a rega, caso contrário, seu tom avermelhado torna-se marrom.

Orquídea

Bastante conhecida por estar em vários ambientes a orquídea também é uma boa escolha para locais úmidos. Pode ser regada uma vez na semana e os fertilizantes auxiliam em seus cuidados. As orquídeas não gostam de exposição direta do sol e nem de adubagem em excesso.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS