Conecte-se conosco

Automobilística

2024: O ano em que os carros dizem adeus ao cromo reluzente

Publicado

em

A pintura cromada, também conhecida como cromagem, é um tipo de revestimento aplicado em superfícies, como metal ou plástico, para conferir-lhes um acabamento brilhante e espelhado, semelhante ao do metal cromo.

Esse processo de revestimento é feito para dar a carros e outros objetos um visual metálico, com reflexos e brilho característicos.

Porém, se você é um entusiasta de carros com pintura cromada, aqui vai uma notícia nada bacana. A União Europeia está considerando proibir o uso desse tipo de pintura devido a preocupações com a saúde pública. Segundo o jornal britânico Autocar, a proibição pode entrar em vigor já em 2024.

Foto: Infosign.net

Qual é a razão para a UE tomar essa atitude?

As autoridades de saúde europeias estão realizando estudos devido à preocupante liberação de cromo hexavalente (cromo-6) durante a aplicação da pintura cromada. Esse elemento é conhecido por ser cancerígeno e está associado ao desenvolvimento do câncer de pulmão.

A técnica de cromagem geralmente envolve a aplicação de camadas finas de metal, cromo ou uma liga de cromo e outros metais, como níquel. O objeto a ser cromado passa por uma série de etapas, como limpeza, aplicação de camadas de cobre, níquel e, finalmente, cromo.

Embora a medida tenha como objetivo proteger a saúde dos motoristas e usuários, ela também terá impactos no comércio de personalização de veículos no país.

É importante reforçar que a cromagem não é usada apenas ao setor automotivo. Você também a encontra em outras áreas, como em torneiras, luminárias e diversos elementos das residências.

Até o atual momento, a proibição está prevista apenas para os países da União Europeia, uma vez que os estudos estão vindo de lá. Porém, é provável que outros países comecem a adotar essa medida.

Nos Estados Unidos, no estado da Califórnia, o Los Angeles Times afirmou que as autoridades votaram a favor da eliminação gradual do uso de cromo-6 para fins decorativos até 2030. Portanto, se de fato isso se concretizar, será cada vez menos comum ver carros cromados por aí, além de outros objetos.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS