Bancos
4 dicas importantes para fazer empréstimo online com segurança
Durante a pandemia, o número de golpes em solicitações de crédito online cresce espantosamente. Por isso, fique atento a alguns pontos para evitar prejuízos.
A digitalização das financeiras é um fenômeno dos tempos modernos e só tende a crescer no futuro. Inicialmente com propostas de carteira digital, hoje as fintechs oferecem cartões e empréstimos.
Veja também: É possível pedir um Uber pelo WhatsApp? Conheça essa novidade
Porém, com tantas opções, são muitas as reclamações de denúncias de golpes. Dessa forma, é sempre bom ficar atento e atenta para não levando ainda mais prejuízo.
Golpes
Durante a atual pandemia, as denúncias e reclamações de golpes têm ganhado destaque. Um dos mais frequentes é o de empréstimo consignado sem autorização. Diversos clientes relataram ter a parcela de um empréstimo desconhecido descontada do salário.
Dados do site Reclame Aqui mostram que entre janeiro e abril de 2021, foram 2.374 reclamações sobre o tema. Em 2020, no mesmo período, foram 649, portanto o aumento foi bastante significativo.
O empréstimo consignado é aquele que tem as prestações descontadas na folha de pagamento. Ou seja, o salário já vem com o desconto antes de ser sacado pelo trabalhador.
Contudo, a maior ocorrência desse tipo de crédito visa os aposentados. Empréstimos consignados podem ser feitos diretamente na aposentadoria e no benefício do INSS. Assim, os valores dos benefícios ficam reduzidos por conta dos empréstimos que descontam as parcelas em folha.
Muitas vítimas de golpe descobrem o crime apenas na hora de sacar a aposentadoria. Daí então começa a dor de cabeça para encontrar uma solução.
Dicas para garantir segurança em empréstimos online
Financeira tem que ser regulada pelo BC
A primeira dica para evitar transtornos e saber se a instituição financeira é segura é bem simples. Verifique se ela está sendo regulada pelo Banco Central (BC).
Não deposite dinheiro com antecedência
Pense bem: se você precisa de dinheiro, não faz sentido que a financeira peça depósito adiantado de parcelas, certo? Pois bem, mesmo parecendo óbvio, muitas pessoas acabam efetuando depósitos. Nunca efetue qualquer pagamento antes do dinheiro ser entregue pela credora.
Fuja dos “milagres”
É comum receber ofertas “milagrosas” de empréstimo online. Muitas oferecem créditos de até R$ 150 mil, com parcelas baixíssimas de longo prazo. O mais surpreendente é que a oferta inclui até consumidores negativados. De modo curto, entenda: isso não existe. Não caia em promessas muito mirabolantes e tentadoras, provavelmente são golpes.
Procure referências
Veja o site da instituição financeira, procure reclamações na internet, pesquise todas as informações possíveis. Isso é o mínimo para garantir mais segurança e tranquilidade na hora de efetuar o empréstimo.

-
Tecnologia19 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Tecnologia1 dia atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura
-
Automobilística2 dias atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política1 dia atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Mundo1 dia atrás
Colômbia pede adesão ao banco dos Brics e sinaliza afastamento dos EUA
-
Mundo1 dia atrás
Trump propõe uso de carvão para alimentar data centers de IA
-
Tecnologia1 dia atrás
Sam Altman projeta um futuro em que o ChatGPT lembrará “toda a sua vida”