Mercado de Trabalho
Por que estas 4 informações não devem ser colocadas em seu currículo? Entenda
Ter um currículo interessante é importante para o processo de seleção de uma vaga, por isso é bom evitar algumas informações.
O mercado de trabalho é muito concorrido, e para conseguir uma vaga de emprego é preciso dar sempre o seu melhor. Isso começa muito antes da entrevista, já na elaboração do currículo, documento onde você coloca seus dados pessoais e profissionais.
Seu currículo é a porta de entrada para a empresa. É por meio dele que você tem o primeiro contato com empregador e, dependendo do que ele encontrar ali, é ele que te garante uma entrevista.
Por isso, é muito importante ter cuidado com as informações inseridas, já que algumas coisas podem prejudicar mais do que criar oportunidades. Diante disso, trouxemos algumas dicas do que não colocar no seu currículo, para evitar perder entrevistas e posições incríveis. Confira abaixo!
Pretensão salarial
Algumas empresas pedem que os candidatos preencham a pretensão salarial em seus cadastros para saber se está de acordo com o que elas podem pagar. Porém, caso não seja solicitado, opte por não revelar esse dado.
Primeiro que já é muito difícil escolher um valor, e a maioria das pessoas odeia quando isso é perguntado. Mas o motivo principal é que, se você colocar uma quantia mais alta do que o empregador consegue pagar, ele vai te descartar antes mesmo de analisar o restante dos dados.
Além disso, você pode passar uma imagem mais desvalorizada se colocar um valor muito abaixo do comum. Por isso, se não houver esse questionamento, comemore e deixe essa informação omitida.
Experiências não relacionadas à vaga
Quem tem uma experiência profissional em diversas áreas provavelmente conta com um conhecimento muito amplo, o que gera um amadurecimento profissional bem interessante. Porém, nem todas essas experiências precisam estar presentes em seu currículo.
Se você já foi caixa de um supermercado, não precisa informar essa posição se sua intenção é conseguir o cargo de enfermeira em um hospital, por exemplo, pois seu emprego anterior não tem relação nenhuma com a vaga desejada.
Você precisa lembrar que não é só o seu currículo que está sendo analisado, então seja objetivo e coloque apenas as informações que são relevantes ao cargo pretendido, como experiências que possam acrescentar de alguma forma naquele ambiente profissional.
Números de documentos
Muitas pessoas pensam que é preciso adicionar esse tipo de informação no currículo, porém, isso não importa na hora da avaliação. O que o recrutador irá avaliar é se você se encaixa na vaga disponível, e saber seu CPF, RG e PIS não acrescenta em nada.
Entenda: não é seu perfil pessoal que está em avaliação no primeiro momento, então seja o mais direto possível para não acabar o entediando o avaliador e perdendo a vaga por excesso de detalhes.
Foto
A foto é outra coisa que muitas pessoas acreditam ser necessária, mas que, na maioria das vezes, é dispensável. Algumas empresas exigem que o candidato envie o currículo com foto, mas a maioria dispensa esse tipo de informação.
Isso porque a avaliação profissional deve acontecer sem a influência de preconceitos, e uma fotografia pode transmitir uma imagem diferente do que você deseja passar. Então, se não for solicitado, melhor não colocar.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira16 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia11 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?