Economia
5 benefícios do cajá
Saiba quais as principais propriedades da fruta e seus benefícios para a saúde.
O cajá, também conhecido como acajá ou umbu-cajá, é uma fruta típica do nordeste do Brasil. De casca e polpa fibrosa amarela, o cajá apresenta em sua composição, grandes quantidades de nutrientes, sendo, pois, rico em fibras, bem como, vitamina C, taninos, flavonoides e carotenoides, o que fornece ao cajá propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, auxiliando na prevenção de doenças, como infarto, pressão alta e alguns tipos de câncer.
O cajá, além de muito nutritivo, mostra-se também versátil, podendo ser consumido tanto in natura como utilizado para o preparo de suco, sorvetes, mousses e geleias. Acompanhe a seguir algumas benfeitorias que o consumo da fruta proporciona ao organismo.
-
Previne doenças cardiovasculares
O cajá é rico em minerais, como por exemplo, o potássio, que auxilia no controle da pressão alta. Além disso, por ser uma fruta com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o cajá ajuda a evitar a formação de placas de gordura nas artérias, prevenindo doenças, como aterosclerose, derrame e infarto.
-
Melhora o funcionamento do intestino
O cajá é uma fruta com boas quantidades de água, magnésio, e principalmente fibras, que melhoram significativamente os movimentos naturais do intestino. Desse modo, o consumo do alimento contribui para evitar constipações e prisões de ventre.
-
Mantem a saúde da pele
Como apresenta elevado teor de antioxidantes e vitamina C, o consumo de cajá auxilia na formação de colágeno na pele, evitando a flacidez e o envelhecimento precoce, e promovendo a hidratação cutânea.
-
Ajuda a combater anemia
Além dos supracitados benefícios, o cajá melhora a absorção de ferro nas carnes e nos vegetais, ajudando a combater a anemia, vez que é uma fruta rica em vitamina C.
-
Ajuda no emagrecimento
A polpa fibrosa do cajá contribui para o emagrecimento, vez que melhora o sistema digestivo, fazendo com que haja maior celeridade no transito intestinal. Dessa forma, há, consequentemente, uma absorção mais rápida de nutrientes pelo organismo. Além disso, o consumo regular da fruta proporciona sensação de saciedade, e retarda a vontade de consumir outros alimentos.

-
Loterias1 dia atrás
Matemática ou sorte? Brasileiro soma 70 vitórias na loteria e revela método
-
Finanças2 dias atrás
Moeda de 10 centavos é valiosa por conter ‘cavalo sem cabeça’
-
Saúde19 horas atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Professora de 84 anos retorna ao trabalho após redução de aposentadoria
-
Agronegócio2 dias atrás
Bambu da sorte amarelado? Veja as causas e como recuperar a planta
-
Economia1 dia atrás
Agora é luxo: 6 itens aos quais a classe média brasileira não tem mais acesso
-
Agronegócio2 dias atrás
Confira dicas essenciais para podar limoeiros na época certa
-
Bancos2 dias atrás
Saques em caixas eletrônicos: existe algum limite máximo de valor?