Conecte-se conosco

Mercado de Trabalho

5 dicas úteis para abordar seus pontos fracos em uma entrevista

De forma estratégica, suas fraquezas podem se tornar grandes aliadas na hora de conquistar a vaga.

Publicado

em

Em uma entrevista de emprego, você sabe como responder “Quais são os seus pontos fracos?”. A pergunta que mais parece uma cilada é bastante comum em um processo seletivo.

Saber responder isso de forma honesta, sem prejudicar suas chances de conseguir a vaga, é muito importante.

O bate-papo com o recrutador é a oportunidade perfeita para mostrar suas habilidades, experiências e também seu potencial.

Porém, muitos candidatos se sentem inseguros quando precisam falar sobre suas fraquezas. Por isso, reunimos cinco dicas para tratar seus pontos fracos de maneira estratégica.

Entrevista de emprego pode abordar temas delicados – Foto: Canva Pro/Reprodução

1. Reconheça seus pontos fracos

Para falar disso, o primeiro passo é reconhecer. A honestidade é sempre a melhor política. Porém, pense de forma estratégica e escolha uma fraqueza que não seja essencial para o trabalho que você está se candidatando.

Um exemplo prático: se a vaga for de assistente administrativo, você pode mencionar que está trabalhando para melhorar suas habilidades de apresentação em público. Dessa forma, mostra autoconsciência e disposição para crescer.

2. Mostre que busca melhorar

Muito além de apenas reconhecer suas fraquezas, um recrutador gosta de candidatos que estão dispostos a melhorá-las. Para além da vaga de emprego, sempre podemos buscar ser melhores.

Nesse sentido, se você tem dificuldades com a gestão do tempo, por exemplo, pode mencionar que está usando ferramentas de produtividade para organizar melhor suas tarefas. Isso demonstra proatividade e compromisso com o desenvolvimento pessoal.

3. Veja aprendizado em tudo

Outra maneira de abordar suas fraquezas é compartilhando seu processo para superá-la. Por exemplo, se você tem dificuldade em delegar tarefas, explique como isso impactou seu trabalho no passado, que você reconhece o problema e o que tem feito para melhorar.

4. Relacione a fraqueza ao cargo

É sempre bom relacionar seu ponto fraco a algo positivo ao cargo que pretende conquistar. De forma prática, se estiver se candidatando a um cargo que exige muita criatividade, pode mencionar que tende a ser um pouco perfeccionista.

No entanto, explique também que está aprendendo a equilibrar isso com prazos e a importância de concluir tarefas.

Isso mostra que você está ciente da importância de entregar resultados e tem trabalhado para equilibrar suas qualidades.

5. Evite clichês

Clichês não são uma boa estratégia nas entrevistas de emprego. Por isso, evite respostas assim, pois podem soar falsas.

Em vez disso, seja específico sobre sua fraqueza e dê exemplos concretos de como ela afetou seu trabalho no passado e o que você tem feito para eliminá-la.

Ser você é a melhor estratégia!

Falar sobre seus pontos fracos em uma entrevista de emprego não precisa ser uma experiência assustadora. O mais importante é saber que você tem competência para conseguir a vaga e mostrar isso para o recrutador.

Com a abordagem correta, é possível transformar essa pergunta em uma oportunidade para mostrar sua autoconsciência, honestidade e determinação para melhorar.

Dessa forma, você estará melhor preparado para abordar essa questão e impressionar seus entrevistadores com sua capacidade de crescimento e desenvolvimento contínuo.

Natália Macedo é graduada em Jornalismo, possui MBA em Comunicação e Jornalismo Digital. Mineira de Belo Horizonte, é apaixonada pelo Universo Geek e pelo mundo da música e entretenimento. Além disso, ama escrever e informar de maneira leve e democrática.

Publicidade

MAIS ACESSADAS