Conecte-se conosco

Empresas

50 maiores franquias do Brasil: Cacau Show ultrapassa O Boticário e lidera o ranking

Abrangendo desde a alimentação até a moda, o mercado de franquias no Brasil oferece um terreno fértil para empreendedores e investidores.

Publicado

em

O setor de franquias no Brasil é um verdadeiro universo em expansão, liderado por gigantes como a Cacau Show, que recentemente ultrapassou a O Boticário, tornando-se a líder em 2022, conforme aponta o ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

No decorrer de 2023, a franquia de chocolates não apenas manteve sua posição de destaque, mas também ampliou consideravelmente seu domínio, com um total de 4216 lojas em operação, um crescimento de 10,70% em comparação ao ano anterior.

Inovações e desafios

A expansão da Cacau Show não se limitou ao aumento do número de lojas. A marca também se aventurou em novos projetos empresariais bastante inusitados, como a abertura de uma montanha-russa em sua fábrica em São Paulo e a inauguração de um hotel no interior do estado, mostrando uma visão de negócios que vai além do convencional.

Alê Costa, fundador da Cacau Show, compartilhou seu entusiasmo e gratidão, afirmando: “Pelo segundo ano consecutivo, somos a maior franqueadora do Brasil, esse é um marco incrível para nossa história porque mostra que estamos na direção certa. São 20 anos de franchising de muito compromisso com cada um de nossos franqueados. Sem essa turma, nada disso seria possível.”

Crescimento e expansão

Outras franquias também se sobressaíram por seu rápido crescimento, a exemplo da Decor Colors, uma novata no mercado de tintas que registrou um aumento de 96,90% no número de suas lojas, graças ao investimento de João Appolinário. A Kopenhagen, conhecida por seus chocolates finos, também vivenciou um ano notável, com crescimento de 23,8% no número de lojas, impulsionada pela parceria com a Nestlé.

Contudo, algumas franquias enfrentaram desafios. A KNN Idiomas viu uma redução de 27,10% no número de suas escolas, o que levou à reestruturação de sua rede de franqueados. A Subway, por sua vez, experimentou a segunda maior queda, relacionada a problemas com seu parceiro de franquia, a SouthRock.

Ranking das 50 maiores franquias do Brasil

Abrangendo desde a alimentação até a moda, passando por saúde, beleza e bem-estar, o mercado de franquias brasileiro oferece um terreno fértil para empreendedores e investidores. Este é o ranking atualizado das 50 maiores franquias atuantes no Brasil em 2023.

  1. Cacau Show – Alimentação: 4216 unidades
  2. O Boticário – Saúde, Beleza e Bem Estar: 3689 unidades
  3. McDonald’s – Alimentação: 2662 unidades
  4. Colchões Ortobom – Casa e Construção: 2380 unidades
  5. OdontoCompany – Saúde, Beleza e Bem Estar: 1899 unidades
  6. Lubrax+ – Serviços Automotivos: 1741 unidades
  7. Subway – Alimentação: 1574 unidades
  8. AM/PM – Alimentação: 1540 unidades
  9. Óticas Carol – Saúde, Beleza e Bem Estar: 1400 unidades
  10. Burger King Brasil – Alimentação: 1331 unidades
  11. BR Mania – Alimentação: 1323 unidades
  12. Óticas Diniz – Saúde, Beleza e Bem Estar: 1207 unidades
  13. Shell Select – Alimentação: 1197 unidades
  14. Jet Oil – Serviços Automotivos: 1145 unidades
  15. Chilli Beans – Moda: 1116 unidades
  16. CVC Brasil – Hotelaria e Turismo: 1038 unidades
  17. Wizard by Pearson – Educação: 1014 unidades
  18. Oggi Sorvetes – Alimentação: 1005 unidades
  19. Bob’s – Alimentação: 1002 unidades
  20. Correios – Serviços e Outros Negócios: 994 unidades
  21. Espaçolaser – Saúde, Beleza e Bem Estar: 788 unidades
  22. Help! Loja de Crédito – Serviços e Outros Negócios: 780 unidades
  23. Chiquinho Sorvetes – Alimentação: 772 unidades
  24. CNA – Educação: 708 unidades
  25. Fisk Centro de Ensino – Educação: 672 unidades
  26. Kopenhagen – Alimentação: 672 unidades
  27. Hering Store – Moda: 667 unidades
  28. Casa do Construtor – Casa e Construção: 659 unidades
  29. Mercadão dos Óculos – Saúde, Beleza e Bem Estar: 647 unidades
  30. CCAA – Educação: 640 unidades
  31. Remax – Casa e Construção: 629 unidades
  32. Localiza – Serviços Automotivos: 608 unidades
  33. Dia% – Alimentação: 589 unidades
  34. Havaianas – Moda: 569 unidades
  35. 5àsec – Limpeza e Conservação: 554 unidades
  36. Lupo – Moda: 552 unidades
  37. Empório Mineiro Cheirin Bão – Alimentação: 539 unidades
  38. Splash (Rede iGUi) – Casa e Construção: 531 unidades
  39. Oral Sin Implantes – Saúde, Beleza e Bem Estar: 509 unidades
  40. Casa de Bolos – Alimentação: 481 unidades
  41. Mais1.Café – Alimentação: 475 unidades
  42. Cresci e Perdi – Moda: 466 unidades
  43. Decor Colors – Casa e Construção: 441 unidades
  44. KNN Idiomas – Educação: 439 unidades
  45. Sorridents – Saúde, Beleza e Bem Estar: 435 unidades
  46. Arezzo – Moda: 430 unidades
  47. Chocolates Brasil Cacau – Alimentação: 418 unidades
  48. Clube Melissa – Moda: 413 unidades
  49. Carmen Steffens – Moda: 395 unidades
  50. Microlins – Educação: 389 unidades
  51. Giraffas – Alimentação: 377 unidades

Esse ranking mostra a diversidade de oportunidades disponíveis para empreendedores em diversos setores, desde alimentação até educação e moda.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS