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6 atitudes que podem derrubar seu score de crédito

Conheça algumas atitudes que podem prejudicar sua pontuação de crédito e levar você a ter um score baixo.

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Score de crédito

O score é um quesito muito importante analisado por todas as instituições financeiras na hora de conceder crédito. Com uma pontuação baixa, muitos consumidores não conseguem aprovação para cartões de crédito, empréstimos ou financiamentos de carro.

Ele funciona como uma espécie de termômetro para medir a confiabilidade de alguém no mercado, ou seja, quais são as chances de inadimplência oferecidas por essa pessoa. Por isso, é essencial ter um bom score para conseguir produtos e serviços melhores.

Confira abaixo seis das principais atitudes que prejudicam a pontuação de crédito e que devem ser evitadas pelos consumidores.

1 – Atrasar o pagamento de contas

O atraso de contas demonstra que o cliente tem uma vida financeira desorganizada e pode oferecer riscos de inadimplência para a empresa. Ao deixar de pagar uma dívida na data certa, o score cai e fica mais difícil ganhar crédito. Já quem opta por antecipar parcelas tem vantagem em uma análise de crédito.

2 – Evitar comprar a prazo

Evitar fazer compras a prazo também prejudica o score, já que o parcelamento é a única maneira de mostrar que o cliente é um bom pagador. Ao adquirir um produto, opte por parcelar o valor final, mesmo que em poucas vezes, facilitando a criação de um histórico financeiro que poderá ser analisado pelas empresas.

Score de crédito

3 – Ter crédito ou financiamento negado

Outra atitude bastante ruim é ter um financiamento ou crédito negado, uma vez que isso não é visto com bons olhos pelas instituições que controlam seu score. Antes de solicitar qualquer forma de crédito, tenha certeza que as chances de aprovação são boas e de que seu orçamento não será comprometido por essa dívida.

4 – Mentir

Mentir sobre você fornecendo um telefone ou endereço diferente faz com que as empresas encontrem divergências e gera suspeitas. Vale lembrar que os dados existentes sobre um cliente no mercado são cruzados, e que informações confrontantes são prejudiciais. Para evitar isso, é só manter seus dados cadastrais atualizados.

5 – Não gerar movimentação bancária

O jeito mais fácil de conhecer um cliente é consultando seu histórico financeiro. Sem isso, fica difícil para uma instituição saber qual sua renda e se você pode pagar um financiamento. Não é preciso comprar mais do que pode pagar, basta optar por fazer suas compras no cartão de crédito ou débito, além de movimentar sua conta corrente com transferências e saques.

6 – Deixar o nome sujo

A última e pior atitude que pode derrubar seu score é o nome sujo. Imprevistos acontecem, mas se você foi negativado, a dica é retirar as restrições do seu CPF o mais rápido possível negociando com o credor. Leva algum tempo para recuperar a pontuação depois disso, mas é só não contrair novas dívidas e manter os pagamentos em dia.

Leia mais: Descubra quanto o Serasa Score aumenta quando você paga suas dívidas

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

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