Conecte-se conosco

Mercado de Trabalho

7 áreas que mais ofereceram vagas de emprego em 2024

Dados do IBGE mostram crescimento de diversos setores em relação ao ano passado.

Publicado

em

O mercado de trabalho brasileiro está em plena expansão, com quase 3 milhões de empregos criados em um ano, e metade dessas vagas são com carteira assinada.

Segundo dados da Pnad Contínua do IBGE, divulgados recentemente, o número de pessoas com trabalho no Brasil atingiu 101.331.000 no trimestre encerrado em maio. Mas em quais áreas houve aumentos significativos?

Nichos com maior crescimento

O aumento no número de empregos formais e informais tem impulsionado a economia do país, com a criação de novas oportunidades de trabalho em diversos setores.

A renda média dos trabalhadores também teve um aumento significativo, alcançando R$ 3.181 no último trimestre, o que representa um crescimento de 5,6% em relação ao ano anterior.

O setor que mais se destacou na geração de empregos foi o de serviços, com 623.920 vagas criadas, seguido pelas atividades administrativas, com 244.444 novas vagas, e pela indústria, com incremento de 209.575 postos de trabalho.

Alimentos, veículos e construção também contribuíram para o aumento do emprego no país. Confira os números:

  1. Serviços: 623.920;

  2. Atividades administrativas e outros: 244.444;

  3. informações: 230.689;

  4. Indústria: 209.575;

  5. Alimentos: 19.388;

  6. Veículos: 19.267;

  7. Construção: 159.203.

Indústria é o quarto segmento a mais gerar empregos no último trimestre deste ano – Imagem: reprodução

Apesar do crescimento no número de empregos formais, a taxa de informalidade ainda é alta, atingindo 38,6% da população ocupada.

Porém, a coordenadora de pesquisas domiciliares do IBGE, Adriana Beringuy, destaca que a tendência de crescimento da população ocupada mostra que diversas atividades econômicas estão em expansão, o que tem contribuído para a manutenção dos patamares elevados da massa de rendimentos.

Portanto, a quantidade de empregados com carteira de trabalho no setor privado atingiu um novo recorde, chegando a 38,326 milhões, enquanto o número de empregados sem carteira também teve um aumento significativo, alcançando 13,7 milhões.

Isso demonstra que o mercado de trabalho está em pleno crescimento, oferecendo oportunidades tanto para trabalhadores formais quanto informais.

*Com informações do IBGE e Agência Gov.

Formada produtora editorial e roteirista de audiovisual, escrevo artigos sobre cultura pop, games, esports e tecnologia, além de poesias, contos e romances. Mãe de três curumins, dois cachorros e uma gata, também atuo ativamente em prol à causa indígena no Brasil.

Publicidade

MAIS ACESSADAS