Conecte-se conosco

Cotidiano

8 sinais que não podem ser ignorados ao limpar o ar-condicionado

Limpar o ar-condicionado é vital para eficiência e saúde.

Publicado

em

O ar-condicionado é um aliado indispensável, especialmente nos dias quentes. No entanto, se o aparelho não estiver devidamente limpo, ele pode se tornar uma fonte de problemas, tanto para o desempenho quanto para a saúde dos ocupantes do ambiente.

A limpeza regular é fundamental, mas há sinais que indicam que você deve agir imediatamente. Vamos explorar esses sinais e a importância de manter seu ar-condicionado em ótimas condições.

Sinais que requerem atenção

1. Barulhos que não deveriam acontecer

Se o seu ar-condicionado está fazendo ruídos que você não costuma ouvir, como estalos ou zumbidos, isso pode indicar que algo não está funcionando corretamente.

Barulhos estranhos geralmente são sinais de sujeira acumulada ou componentes internos que precisam de atenção. Ignorar tais ruídos pode resultar em danos mais sérios.

Sons estranhos vindos do ar-condicionado podem indicar defeito – Imagem: reprodução

2. Fluxo de ar fraco

Um fluxo de ar fraco é um sinal claro de que o seu ar-condicionado precisa ser limpo. Filtros obstruídos e a sujeira nas bobinas podem restringir a passagem do ar, fazendo com que seu aparelho trabalhe mais para resfriar o ambiente. Isso não só diminui a eficiência, como também pode aumentar o consumo de energia.

3. Aumento na conta de luz

Se você notou um aumento inesperado na sua conta de eletricidade, seu ar-condicionado pode ser o culpado.

Um aparelho sujo exige mais esforço para funcionar, o que resulta em um consumo maior de energia. Manter o ar-condicionado limpo pode ajudar a reduzir tais custos.

4. Vazamentos de água

Vazamentos podem ocorrer quando o dreno do seu ar-condicionado está entupido devido ao acúmulo de sujeira. Isso pode causar danos ao ambiente e até ao próprio aparelho.

Se você perceber água acumulada ao redor do ar-condicionado, é hora de uma limpeza imediata.

5. Ar com cheiro ruim

Um odor desagradável saindo do ar-condicionado é um sinal inequívoco de que o aparelho precisa de atenção.

Cheiros de mofo podem indicar a presença de sujeira e umidade, que representam um risco à saúde. Limpar o aparelho ajudará a eliminar tais odores indesejados.

6. Problemas de umidade

Se o ambiente está excessivamente úmido, o seu ar-condicionado pode não estar funcionando de forma eficiente.

Um equipamento sujo nem sempre consegue controlar adequadamente a umidade, tornando o espaço desconfortável e contribuindo para problemas como mofo.

7. Problemas de saúde dos usuários

Sintomas como alergias, tosse ou dificuldades respiratórias podem ser exacerbados pela sujeira acumulada nos filtros e nas partes internas do ar-condicionado.

Se notar um aumento nos problemas de saúde dos ocupantes, pode ser uma indicação de que seu ar-condicionado precisa ser limpo.

8. Faz muito tempo que você não limpa

Se já faz algum tempo desde a última vez que você limpou seu ar-condicionado, é uma boa ideia realizá-la.

O ideal é que a higienização seja feita mensalmente nos filtros e na parte externa da unidade. Limpezas mais profundas na parte interna e na unidade condensadora devem ser feitas por um profissional, geralmente de uma a duas vezes ao ano.

Como limpar o seu ar-condicionado?

A limpeza do ar-condicionado pode ser dividida em duas partes: o que você pode fazer e o que deve ser deixado para os profissionais.

Para a limpeza básica:

  • Filtros: abra a parte frontal do ar-condicionado e retire os filtros. Coloque-os em uma solução de água morna com detergente por alguns minutos e depois enxágue;

  • Parte externa: umedeça um pano e passe na área externa da unidade evaporadora para remover a sujeira acumulada.

Para uma limpeza mais profunda:

  • Unidade interna e condensadora: para estas partes, é melhor chamar um profissional, pois uma limpeza inadequada pode danificar o aparelho.

Ficar atento aos sinais de que seu ar-condicionado precisa de limpeza é fundamental para garantir não só o conforto na sua casa, mas também a saúde de todos os ocupantes.

Evitar problemas maiores com a manutenção adequada do seu aparelho pode prolongar sua vida útil, economizar na conta de luz e promover um ambiente mais saudável.

Formada produtora editorial e roteirista de audiovisual, escrevo artigos sobre cultura pop, games, esports e tecnologia, além de poesias, contos e romances. Mãe de três curumins, dois cachorros e uma gata, também atuo ativamente em prol à causa indígena no Brasil.

Publicidade

MAIS ACESSADAS