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Finanças

85% das famílias brasileiras enfrentam dificuldades para comprar materiais escolares

Ranking regional de gastos com material escolar indica desigualdades no Brasil.

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Uma recente pesquisa do Instituto Locomotiva em parceria com a QuestionPro revelou a dimensão do impacto financeiro dos materiais escolares no Brasil.

Realizada com 1.461 participantes, entre 2 e 4 de dezembro de 2024, o estudo evidencia que 85% das famílias brasileiras com filhos em idade escolar sentem o peso de tais gastos em seus orçamentos.

Atualmente, os brasileiros investem cerca de R$ 49,3 bilhões por ano na aquisição de livros e materiais escolares. Tal valor representa um expressivo crescimento de 43,7% em comparação aos últimos quatro anos, o que indica a crescente importância econômica desse setor.

Material escolar é uma despesa impactante todo começo de ano – Imagem: The Design Lady/Unsplash

Desigualdade regional e classes sociais

Em termos de classes sociais, as classes B e C são as principais responsáveis pelo consumo, com gastos anuais estimados em R$ 20,3 bilhões e R$ 17,3 bilhões, respectivamente.

Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, ressalta que a classe média, especialmente, enfrenta desafios maiores para manter os filhos em escolas particulares.

Veja a seguir o ranking de consumo anual em materiais escolares, conforme cada região do país:

  1. Sudeste: R$ 23,2 bilhões;

  2. Nordeste: R$ 13,8 bilhões;

  3. Sul: R$ 6,1 bilhões;

  4. Centro-Oeste: R$ 4 bilhões;

  5. Norte: R$ 2,6 bilhões.

Planejamento e preferências de compra

A pesquisa também destacou que 90% dos brasileiros já se preparam para a compra de materiais escolares.

Entre os responsáveis por alunos de escolas particulares, essa porcentagem sobe para 96%, enquanto para aqueles de escolas públicas, o número é de 90%.

Confira também as Intenções de compra para 2025:

  • 87% das famílias planejam adquirir materiais escolares;

  • 72% pretendem comprar uniformes;

  • 71% visam adquirir livros didáticos.

Quanto à forma de pagamento, a pesquisa indica que 65% dos consumidores preferem pagar à vista. No entanto, cerca de um terço costuma optar pelo parcelamento.

O pagamento à vista é mais frequente entre as classes A e B (71%), enquanto a classe C mostra maior adesão ao parcelamento, com 39% dos entrevistados.

Os dados apresentados reforçam a necessidade de políticas públicas que minimizem o impacto financeiro dos materiais escolares, a fim de garantir, assim, o acesso à educação de qualidade para todos os brasileiros.

Tal cenário revela a importância de um planejamento financeiro adequado e alternativas de pagamento que atendam às diferentes realidades econômicas das famílias brasileiras.

Olá, sou John Monteiro, guitarrista e jornalista. Nascido no ano da última Constituição escrita, criado na periferia da capital paulista. Fã de história e política, astronomia, literatura e filosofia. Curto muita música, no conforto da minha preguiça, frequento mais palavras que livrarias.

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