Economia
BNP Paribas descarta risco de contração neste ano
Ao que tudo indica, o cenário está caminhando para não haver contrações na economia. Confere aqui o que está ocorrendo!
Depois de fazer uma longa revisão da projeção do PIB do Brasil deste ano de queda de 0,5% para uma alta de 1,5% em resposta à recuperação da economia local no primeiro trimestre, o BNP Paribas está descartando o risco de contração da economia neste ano.
Veja também: Procurando uma vaga de emprego? Itaú oferta mais de 400 vagas
De fato, o PIB do Brasil conseguiu crescer 1% frente ao trimestre do ano anterior e 1,7% em relação ao mesmo período do ano passado, conforme apontam os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados no dia 2 de junho de 2022.
“A economia do Brasil vem apresentando um desempenho muito melhor do que esperávamos“, afirmou Laíz Carvalho, economista do BNP Paribas, em relatório. Nesse sentido, a expectativa do BNP é de que a economia brasileira vai crescer mais 0,4% no segundo trimestre deste ano, o que, de acordo com o banco francês, torna basicamente inviável uma possível retração no ano de 2022.
“A contínua recuperação do setor de serviços – impulsionada pela abertura econômica e um melhor mercado de trabalho – mais do que compensou uma nova contração no setor agrícola. Do lado da demanda, o destaque foi o consumo das famílias e o investimento“, destacou Carvalho sobre o PIB do primeiro trimestre.
Além disso, vale enfatizar que mesmo sendo um início de ano que pode ser considerado como “promissor”, a economista acredita que ainda ocorrerá uma perda de força depois do segundo trimestre, uma vez que os juros do país estão extremamente altos, e isso possivelmente será um reflexo dessa dinâmica.
Por fim, a projeção do BNP para o PIB de 2023 se manteve estável em 0%. “O carrego estatístico [do primeiro trimestre do ano] é positivo, mas não o suficiente para mudar nossa previsão de crescimento zero para 2023“.

-
Empresas2 dias atrás
Quais supermercados mais faturam no Brasil? Veja o top 15
-
Finanças18 horas atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Mundo1 dia atrás
Turismo na Europa tem mudanças e exige atenção de quem vai viajar
-
Moedas2 dias atrás
Real supera euro e iene em valorização frente ao dólar
-
Curiosidades2 dias atrás
Líquido mais caro do mundo: por que o veneno de escorpião vale milhões?
-
Educação2 dias atrás
Bolsas de estudo na Coreia do Sul: programa de intercâmbio abre inscrições
-
Mundo2 dias atrás
Trump eleva pressão sobre a China e abala mercados globais
-
Saúde2 dias atrás
Nova resolução da ANS muda regras para cancelamento de planos de saúde