Economia
Juiz decreta a falência da Ricardo Eletro
Foi decretada a falência da empresa Ricardo Eletro, controlada pela Máquina de Venda, pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP)
Foi decretada a falência da empresa Ricardo Eletro, controlada pela Máquina de Venda, pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), A empresa conta com uma dívida de R$ 4,6 bilhões e está em processo de recuperação judicial desde 2020 e aprovou o seu plano de recuperação em setembro de 2021. O plano está aguardando a homologação da Justiça.
Veja também: MMX entra com recurso de embargo após Justiça decretar falência
A empresa recebeu a notícia com surpresa e já está recorrendo da decisão. Em entrevista, Pedro Bianchini, o CEO da Ricardo Eletro, disse que a decisão “pegou todo mundo de surpresa”.
“Todas as nossas contas foram aprovadas pelo administrador judicial e nossa folha de pagamentos está em dia. Já recorremos e esperamos ter uma decisão favorável em breve”, disse.
Pedro diz que nenhum credor requisitou a falência da empresa e isso não cabe ao judiciário fazer análise econômico-financeira do negócio.
Na decisão, Leonardo Fernandes dos Santos, juiz da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Foro Central de São Paulo, afirma que a motivação que resultou na decisão foi o “esvaziamento patrimonial” da companhia, e que a empresa “não reúne condições de prosseguimento”.
O grupo apresentou um recurso que afirma que a decisão da justiça “está baseada em premissas completamente distorcidas”.
Os advogados da empresa dizem que a avaliação de que a loja não é permitida operar sem estoque próprio “é contrária a todas as evidências do mercado mundial, as quais demonstram que a operação online, sem estoque próprio, é cada vez mais rentável —, por exemplo, a plataforma utilizada pelo Mercado Livre”.
Em uma recuperação judicial, a empresa encerrou suas atividades em todas suas lojas físicas no ano de 2022, e nesse momento opera apenas online.
Em maio, a empresa renovou o seu logotipo pela primeira vez em 30 anos para marcar o seu atual momento. O CEO afirma que a marca, hoje, conta com 3 mil produtos para venda em seu site e mais 30 mil serão incluídos em seu portfólio nas próximas semanas. A previsão terminar 2022 com um faturamento de, aproximadamente, R$ 100 milhões.
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