Conecte-se conosco

Agronegócio

Aprenda como plantar caju

Fruta possui propriedades benéficas para a saúde e pode ser cultivada de um jeito simples e prático

Publicado

em

O sabor do caju é inigualável! A fruta típica do Nordeste brasileiro também é cultivada em todas as outras regiões do país. A fruta é rica em inúmeras vitaminas e possui aminoácidos, fibras e carboidratos. E o que é melhor: pode ser cultivada em casa! Confira algumas dicas.

Veja também: Veja 6 motivos para inserir frutas na sua alimentação

Cuidados ao cultivar caju

O caju pode ser plantado no chão ou em vasos. Portanto, escolha bem a terra que irá utilizar. Da mesma forma, opte por sementes de boa procedência e qualidade, feitas a partir de uma planta saudável.

O solo deve ser bem drenado para evitar que a planta fique encharcada. Caso o plantio seja realizado em um vaso, escolha um recipiente espaçoso.

Essas dicas podem ser usadas na maioria dos casos de quem busca ter a própria horta ou pomar em casa.

Outras recomendações antes de realizar o plantio do cajueiro também são necessárias. Por exemplo, o terreno deve ser um pouco inclinado, profundo, com pelo menos dois metros de terra.

Na hora de selecionar as sementes, coloque-as em uma bacia com água. As que boiarem não servem para plantar. O poder germinativo das sementes é de até 12 meses.

Antes de replantar a muda no local definitivo, deve-se averiguar se a planta tem pelo menos seis folhas maduras e saudáveis. Para se desenvolver, o cajueiro precisa de temperatura quente, de clima tropical parecido com o do Nordeste.

Passo a passo

Retire as castanhas de três cajus. Plante as sementes em recipientes (copos descartáveis, garrafas pet ou vasos). Coloque a semente na mesma posição que estava na fruta ou deitada, na posição plana, e cubra com terra e um pouco de adubo vegetal ou cinzas de fogueira.

Dentro de uma ou duas semanas, começam a sair algumas raízes da castanha. Ao brotar, a casca que envolve a semente sairá aos poucos e acabará soltando. Quando a planta começar a crescer, é o momento de transplantar, em um vaso maior ou em um local do quintal ou jardim.

Para isso, remova cuidadosamente a planta do recipiente, retirando com toda a terra e plante no local escolhido. Agora, é só esperar ela florescer e frutificar!

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS