Política
PEC que aumenta Auxílio Brasil e concede outros benefícios é aprovada; confira!
A proposta aumenta os valores do programa e do auxílio-gás, além de criar o auxílio caminhoneiro e auxílio taxista. Medidas valem até o fim de 2022.
O governo de Jair Bolsonaro (PL) acaba de receber uma vitória no ano em que está tentando sua reeleição. Mesmo em meio a um cenário de fortes acusações de corrupção no Ministério da Educação e denúncias de assédio sexual por parte do ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães, Bolsonaro conseguiu aprovar no dia 30 de junho, em dois turnos, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº1, que aumenta os valores de programas sociais e cria benefícios aos caminhoneiros e taxistas.
Leia mais: Chega a 2,78 milhões o número na fila de espera do Auxílio Brasil
Nesse sentido, a proposta, que ainda necessita passar pela Câmara dos Deputados, prevê um reajuste de 200 reais no Auxílio Brasil, passando de 400 reais para 600 reais.
Além disso, também determina um aumento no vale-gás, passando de 53 reais para 120 reais, bem como a criação de um auxílio-caminhoneiro de 1.000 reais e um auxílio taxista.
Ao que tudo indica, essa movimentação irá custar 2 bilhões de reais. Em vista disso, é fundamental destacar também que as medidas irão durar somente até o fim de 2022.
Não obstante, é importante deixar claro que tais medidas tentam atingir positivamente a população antes de outubro, data na qual ocorrem as votações para presidente.
Todavia, o cenário não mostra-se favorável para o atual governo, uma vez que Bolsonaro aparece nas pesquisas em segundo lugar, com uma grande taxa de rejeição. Inclusive, alguns especialistas apontam que pode ocorrer a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda no primeiro turno.
Desse modo, a intenção do governo é começar a pagar esses benefícios no mês de agosto, na tentativa de reverter esse cenário.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025