Conecte-se conosco

Agronegócio

Saiba mais sobre as bougainvilles e se encante com a beleza radiante desta espécie

Principais características dessa planta e como cultivá-la em seu jardim.

Publicado

em

As Bougainvilles, popularmente conhecidas como “primaveras” ou “três-marias”, são espécies trepadeiras comumente utilizadas para ornamentar muros, jardins e pergolados. É uma planta nativa do Brasil, que exibe exuberantes inflorescências, as quais apresentam tonalidades diferentes, a depender da espécie, podendo variar entre branco, rosa, vermelho, alaranjado, lilás. Não bastasse sua beleza radiante, as Bougainvilles são plantas rusticas e resistentes, sendo, portanto, de fácil cultivo. Então, se você deseja apostar na Bougainville para a decoração da sua casa, fique atento a algumas dicas e curiosidades essências para o cultivo da espécie.

A princípio, vale ressaltar que, se transplantadas diretamente no chão, as primaveras podem atingir até 20 m de altura e 80 cm de diâmetro. Se cultivadas em vasos, crescem consideravelmente menos, devendo ser podadas e adubadas constantemente. Para plantar a Bougainville é necessário, primeiramente, retirar um galho semi-lenhoso de um pé já desenvolvido para formar a muda. Corte uma estaca de cerca de 30 cm. Todavia, caso queira, você pode adquirir as mudas em qualquer viveiro ou floricultura.

O solo para o cultivo é uma das partes mais importantes, pois necessita ser rico em matéria orgânica para que sua planta se desenvolva de forma adequada. Para isso, misture à terra, um pouco de areia, húmus de minhoca e esterco curtido ou farinha de osso. A areia vai proporcionar boa drenagem de água, de modo que o substrato não fique muito compacto.

Desta feita, basta fixar a muda ou as estacas na terra preparada. A iluminação precisa ser constante, com exposição direta à luz do sol. Não obstante, a rega também deve ser regular, principalmente nos primeiros dias. Até que a nova plantinha firme suas raízes, mantenha o solo úmido. Depois, pode-se regar em dias alternados. Com cuidado e paciência, em alguns meses, sua Bougainville estará radiante, recheada com inúmeros cachos de inflorescências, deixando o ambiente admiravelmente mais bonito.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS