Finanças
Cartão de crédito é o tipo de dívida mais comum entre brasileiros; entenda!
Os brasileiros estão cada vez amis endividados devido a crise econômica. Entenda o que está acontecendo!
De acordo com os dados que foram divulgados no dia 7 de julho de 2022 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) demonstra que a parcela de inadimplentes, pessoas que possuem conta ou dívidas em atraso, atingiu a marca de 28,5 por família brasileira somente em junho de 2022.
Veja também: Conheça as diversas funcionalidades do cartão de crédito, sendo uma delas a de ganhar dinheiro
Em vista disso, no que tange o percentual de famílias endividadas, aquelas que possuem dívidas, em atraso ou não, contabilizou um valor de 77,3%. Nessa perspectiva, o tipo de dívida que continua sendo mais comum é a dívida do cartão de crédito, responsável pelo endividamento de cerca de 86,6% das famílias brasileiras.
Desse modo, de acordo com a pesquisa do Serasa eCred, aproximadamente a metade dos consumidores brasileiros (47%), possuem quatro cartões de crédito, ou mais. “A pesquisa mostra a relevância do cartão de crédito na vida econômica dos brasileiros, mas ao mesmo tempo acende o alerta sobre os riscos da inadimplência“, afirma Amanda Rapouzo, gerente do Serasa eCred.
Essa questão, em tese, acabou agravando-se com a chegada da crise no Brasil, que afetou diretamente o poder de compra da população. Além disso, a alta dos juros, a inflação, tudo isso contribui para que a população acabe endividando-se mais, na tentativa de tentar sobreviver esse período extremamente turbulento e atípico.
Destarte, é preciso tomar muito cuidado com os acúmulos das dívidas, aponta o Serasa, uma vez que para renegociar dívidas altas, leva tempo, podendo afetar futuramente as relações de compra dessas pessoas.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp