Economia
Bolsonaro autoriza extensão de contratos de produção de petróleo e gás
Decisão valerá apenas para campos cuja extensão do prazo de produção se mostre viável para além do período contratual original.
A resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que tem como objetivo autorizar a possível prorrogação dos prazos de vigência de contratos de concessão decorrentes de licitações de blocos de petróleo e gás realizadas a partir de 1999 foi aprovada pelo presidente Jair Bolsonaro.
Tal prorrogação só poderá ser feita para campos cuja extensão do prazo de produção se mostre viável para além do período contratual original, de acordo com a resolução publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira.
Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República afirmou que o objetivo é “autorizar a ANP a avaliar a prorrogação da fase de produção em campos maduros concedidos à Petrobras dentro do polígono do pré-sal”.
De acordo com a Presidência, a medida permitiria “manutenção da produção dos campos e atração de investimentos para revitalização de jazidas maduras”.
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) ficará responsável pelo recebimento dos planos de desenvolvimento indicando investimentos que seriam realizados pelas empresas concessionárias interessadas na prorrogação.
O limite do prazo de prorrogação será de 27 anos, e será definido com base nas expectativas de produção nos planos.
Ainda segundo a resolução, o descumprimento dos compromissos de desenvolvimento das áreas acarretará em um processo para dissolução do contrato.

-
Tecnologia2 dias atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Economia13 horas atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Saúde2 dias atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Mundo2 dias atrás
Zuckerberg, Gates e mais: famosos que optaram por não repassar a fortuna aos filhos
-
Tecnologia2 dias atrás
Evitar ligações indesejadas no WhatsApp é simples e nós te ensinamos como
-
Finanças2 dias atrás
Uma das cédulas mais antigas do Brasil pode valer até R$ 1.000 atualmente
-
Economia2 dias atrás
Financiamento de veículos recua 2,3% em março
-
Política16 horas atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira