Economia
SER Educacional adquire por R$ 4 bi as operações da Laureate no Brasil
Transação criará o quarto maior grupo de ensino superior do Brasil, com aproximadamente 450 mil alunos.
A Ser Educacional informou na noite de domingo que fechou a compra das operações brasileiras da Rede Internacional de Universidades Laureate, pelo valor estimado de 4 bilhões de reais.
“O negócio criará o quarto maior grupo de ensino superior do Brasil, com aproximadamente 450 mil alunos nas modalidades de ensino presencial e a distância, mais de 100 campi universitários, mais de 500 polos de ensino a distância e presença nos 26 Estados e no Distrito Federal”, comunicou a empresa brasileira.
O contrato prevê que o Grupo Ser Educacional fique com 100% das operações da Laureate no Brasil, pague à Laureate 1,7 bilhão de reais em caixa no fechamento da transação e assuma dívida líquida de cerca de 623 milhões de reais. Além disso, a Laureate receberá ações da nova empresa.
As universidades como Anhembi Morumbi e FMU, em São Paulo, e IBMR, no Rio de Janeiro, são algumas das empresas que pertencem à Laureate.
A operação deixará o fundador Janguiê Diniz com 32,1% da companhia, de 52,36% atualmente, mantendo o controle da empresa em função de limitações ao direito de voto da Laureate, nos termos dos contratos celebrados no âmbito da transação. A participação da Laureate após o fechamento será de 44%, mas, excetuadas determinadas hipóteses limitadas, não poderá votar com mais de 7,5% do capital.
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) ainda precisa aprovar a transação.
A Laureate também pode utilizar um mecanismo chamado ‘go shop’, por meio do qual poderá ativamente solicitar e aceitar, até 13 de outubro de 2020, proposta vinculante de outras companhias e que seja melhor do que a do Grupo Ser Educacional.
“Havendo proposta vinculante superior nesse prazo, o Grupo Ser Educacional terá ainda a preferência em igualdade de condições, que – se não for exercida – facultará a Laureate terminar a transação, pagando para o Grupo Ser Educacional uma multa contratual rescisória de 180 milhões de reais”, informou o grupo.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp