Conecte-se conosco

Agronegócio

Alamanda: conheça essa trepadeira com flores grandes e belas

Ideal para compor pergolados, cercas vivas e muros, a alamanda pode ser cultivada em casa de maneira muito fácil.

Publicado

em

A alamanda, também conhecia como dedal de moça, é uma trepadeira arbustiva com flores grandes de cores variadas (amarelo, bordô, branco, salmão e rosa).

Leia mais: Planta zebra: aprenda a plantar e cultivar essa suculenta exótica em casa

Além de muito bonita, a alamanda é uma planta de fácil cultivo, sendo necessário, todavia, empregar cuidados básicos em seu manuseio, visto que seus galhos e folhas costumam apresentar toxinas.

Isso não impede, contudo, que você renove a paisagem da sua área externa com a alamanda, vez que sua beleza e vigor farão toda a diferença no seu jardim. Então, acompanhe as principais dicas para cultivo dessa espécie:

O cultivo dessa planta pode se dar por meio de sementes ou estacas. No caso das sementes, basta colocá-las no solo e esperar germinar. Esse processo leva cerca de alguns dias.

Para o cultivo por meio de estacas, corte alguns galhos lenhosos e bem desenvolvidos da planta adulta. É importante que as estacas tenham, no mínimo, 30 centímetros. Mergulhe os talos em um pouco de enraizador e depois afunde parte no solo de modo que as estacas fiquem fixas.

Para fazer as mudas, o vaso deve ter um tamanho razoável e apresentar furinhos no fundo. Coloque uma camada de pedras e preencha com substrato rico em matéria orgânica. Terra, húmus de minhoca ou esterco curtido, farinha de osso, enfim, quanto mais nutrientes, melhor.

Regue com frequência até que a muda esteja firme. O ideal é que a terra fica levemente úmida. Depois de, aproximadamente, um mês, as raízes já estarão formadas, ocasião em que a planta poderá ser transplantada para o local definitivo

As sementes demoram um pouco mais para atingirem bom tamanho para a transplantação, o que terá de ser analisado diariamente. A planta, evidentemente, necessita de local com incidência de sol direto durante quase todo o dia.

Por isso, o ideal é que fique em área externa bem iluminada. Quando já estiver desenvolvida, há necessidade de podas frequentes, para que cresça forte, bonita e radiante.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS