Conecte-se conosco

Agronegócio

Como plantar lichia em casa

Saiba quais os cuidados básicos para cultivar a lichia em casa de forma muito simples

Publicado

em

A lichia é uma fruta muito saudável e nutritiva, rica em antioxidantes, vitamina C, potássio, fósforo e ferro. Ela tem uma aparência exótica e um sabor suave e adocicado. Além disso, pode ser consumida in natura ou utilizada na preparação de drinks e bebidas. Seu cultivo, apesar de simples, requer muita paciência, especialmente porque a planta demora anos para dar frutos, em alguns casos, mais de uma década. Desse modo, é bom começar já! E se você quer aprender o passo a passo do cultivo, acompanhe!

Cultivo

Você pode cultivar a lichia a partir do caroço. O primeiro passo é separar as sementes. Importante retirar toda a polpa branca e deixar as sementes secando no sol por cerca de 3 dias.

Feito isso, separe um vaso de tamanho grande e com boa profundidade. Certifique-se que tenha furinhos no fundo do recipiente e depois, cubra com uma camada de argila expandida. Isso vai facilitar a boa drenagem da água. Em seguida, preencha o vaso com substrato fértil, rico em matéria orgânica.

Uma boa adubação é imprescindível! Depois, faça a semeadura, plantando até cinco sementes no vaso e regando generosamente. Você também pode fazer o cultivo diretamente no solo, caso tenha um jardim ou canteiro em casa. Neste caso, a planta se desenvolve consideravelmente mais.

As regas devem ser frequentes até a germinação, depois pode-se ir reduzindo aos poucos. Mas atenção! Nunca encharque demais o solo. O ideal é manter levemente úmido. Ademais, a planta deve ficar em local com incidência de sol direto e com boas condições de luminosidade.

Portanto, comece o cultivo o quanto antes, já que dessa forma você garante a colheita mais cedo. Afinal, vale muito a pena ter essa delícia em casa.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS