Conecte-se conosco

Agronegócio

Sálvia: saiba como cultivar essa espécie em vaso de 3 formas diferentes

Erva ornamental que possui diversos benefícios e propriedades medicinais.

Publicado

em

A sálvia é uma das plantas aromáticas mais cultivadas. Tem uma variedade de propriedades e usos, tanto como tempero quanto como cosmético natural. Além de seus diversos benefícios e propriedades medicinais, a sálvia é uma erva ornamental que floresce a partir do segundo ano de plantio. 

É uma espécie completa e perfeita para harmonizar ambientes internos. Outro ponto, é que você pode cultivar sálvia em vasos de 3 maneiras diferentes, o que aumenta suas chances de um plantio bem-sucedido. Por isso, hoje vamos ensinar como cultivar sálvia em vaso utilizando esses três métodos. Confira!

Como cultivar sálvia

Há algumas coisas que você deve estar ciente antes de aprender a cultivar sálvia. São eles: qualidade do solo, local de armazenamento e colheita. Portanto, comece escolhendo um solo fértil, rico em nitrogênio e de fácil drenagem. Você pode até usar substratos de plantas.

Além disso, é necessário deixar o vaso sempre exposto a uma fonte de luz solar, para garantir um bom desenvolvimento para a sálvia. Feito isso, basta esperar a colheita, que ocorrerá em torno de 90 a 120 dias após o cultivo. Lembre-se, antes que a floração aconteça, é necessário retirar os ramos.

Plantio por sementes

Para quem está começando a jardinagem, plantar a partir de sementes é o método mais indicado. Basta cavar um buraco de 1 cm de profundidade, colocar um grão em cada buraco e enterrá-los. Para plantar vários exemplares no mesmo vaso, mantenha uma distância de 40 cm entre os buracos. Por fim, regue o solo diariamente para manter o substrato úmido o tempo todo. A germinação deve ocorrer nas próximas semanas.

Cultivo por estaquia

Este método também é simples e envolve a remoção de alguns ramos lenhosos da planta adulta. Depois é só retirar todas as folhas do galho e inserir a ponta cerca de 10cm na terra. Portanto, mantenha o solo úmido até que os galhos criem raízes. Você pode usar hormônios de enraizamento para acelerar esse processo.

Cultivo por alporquia

A técnica envolve estimular os galhos a produzir raízes antes do corte. Então, escolha um galho vistoso e dobre-o até que a ponta fique cerca de 5 cm abaixo do solo. Dessa forma, ele vai criar raízes em cerca de 15 dias. Em seguida, basta retirar o galho e plantar no local desejado.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS