Conecte-se conosco

Finanças

Pix: facilitador de pagamentos; Entenda!

O Pix cabou tornando-se um grande facilitador na hora de pagarmos as contas ou comprarmos algo. Confira aqui!

Publicado

em

Sem sombra de dúvidas, o PIX acabou tornando-se uma “mão na roda” para grande parte dos brasileiros devido a praticidade no que refere-se às transações bancárias, visto que todos os bancos adotaram a nova modalidade de pagamento. Inclusive, uma infinidade de instituições que trabalham online, na confecção dos seus planos de atuação, em especial os bancos digitais como o Nubank, surgiram dessa possibilidade de construir um banco completamente digital.

Nesse sentido, vale ressaltar que o Pix foi criado pelo Banco Central do Brasil, a instituição responsável pela maior parte das questões financeiras do Brasil, e, através dessa ferramenta, alterou completamente a forma como as pessoas fazem pagamentos no dia-a-dia. O Pix, de fato, possibilita que qualquer sujeito consiga fazer pagamentos 24 horas por dia durante os sete dias da semana. Todavia, como qualquer aplicativo no mundo contemporâneo, o Pix também está sofrendo algumas modificações que visam melhorar o seu desempenho.

Em vista disso, o Banco Central disponibilizou o Pix Garantido, uma modalidade que torna possível fazer o agendamento do pagamento, ocorrendo o repasse mesmo se a pessoa não possuir dinheiro na sua conta. Nessa perspectiva, a instituição bancária faz o pagamento para o destinatário e o sujeito que fez o agendamento fica com o saldo negativo no valor do Pix feito.

Não obstante, muitos acreditam que o Pix surgiu para competir diretamente com o cartão de crédito, uma vez que não possui taxas de transação. No entanto, diversos bancos digitais já haviam cortado as anuidades dos cartões de créditos e as taxas em diversas transações, o que configurou a primeira “batalha” entre os bancos digitais e os bancos tradicionais. Agora, resta-nos aguardar o que o futuro trará em relação a esses meios de pagamento.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS