Conecte-se conosco

Empresas

Ferramenta de avaliação de chefes passa a ser usada indevidamente. Entenda!

Gerlamente, as ferramentas são criadas com um objetivo positivo e acabam sendo utilizadas de forma errada. Entenda!

Publicado

em

Segurança na Internet

Muitas pessoas podem não saber disso, mas existe um site que contém anúncios de trabalho e, de forma anônima, possibilita que tanto funcionários de uma determinada empresa quanto ex-funcionários façam a avaliação dos empregadores de um determinado local, detalhando tanto os salários, como o próprio espaço, destacando severamente tanto os prós quanto os contras de trabalhar em uma determinada empresa.

Porém, mesmo tendo um propósito explicitamente positivo, o espaço acabou tomando outro rumo que não tornou-se nada agradável para muitas empresas. No fórum que destinava-se aos ex-funcionários das empresas, os ex-funcionários acabaram utilizando do anonimato para derrubar a reputação de antigos patrões, e, ao que tudo indica, muitos dos discursos eram produzidos por empresas concorrentes.

Por conseguinte, é importante destacar que utilizando esse argumento como base, uma consultoria com sede em São Paulo conseguiu ter acesso aos comentários que foram feitos de forma anônima, além de conseguir, também, o nome e os e-mails dos sujeitos que fizeram os comentários maliciosos.

“Quando a gente fala de uma empresa, não existe honra subjetiva, apenas a objetiva. E aí há necessidade de demonstração clara e objetiva de que a veiculação daquilo [os comentários] violou a honra objetiva dela, algo que é muito difícil”, afirma José Renato Laranjeira, um dos dundadores do Laboratório de Políticas Públicas e Internet (Lapin).

Por fim, é importante destacar que a internet não pode ser entendida com um lugar sem lei, no qual determinados sujeitos utilizam-a para difamar outras pessoas. É necessário, portanto, estabelecer regras e limites de uso dessas ferramentas que foram construídas com propósitos positivos e acabam atuando de maneira negativa em casos como esses.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS