Conecte-se conosco

Agronegócio

Suculenta pata de urso: saiba como cultivar essa espécie

Confira como realizar o cultivo e seus principais cuidados com essa espécie.

Publicado

em

De nome científico Cotyledon tomentosa, a suculenta pata de urso, como é popularmente conhecida, é uma espécie bastante exótica e facilmente reconhecível por sua forma curiosa.

Leia mais: Colar-de-pérola: aprenda a cultivar essa espécie de suculenta da maneira correta

O nome pata de urso faz jus às suas características, já que a suculenta possui folhas gordinhas semelhantes a patinha de urso, com pequenas “garras” avermelhadas, que lembram as patas do animal. Além disso, suas flores possuem formato de estrela, deixando essa espécie ainda mais atraente.

Essa espécie é perene, sendo muito resistente a mudanças drásticas de temperatura, além de produzir belíssimas flores na primavera. Além disso, por ser de fácil cultivo, ela é a plantinha ideal para quem não tem muita prática com plantio e quer iniciar no ramo da jardinagem.

A suculenta pata de urso ainda possui alto valor ornamental, sendo uma ótima opção para decorar espaços internos e externos. Por isso, hoje vamos mostrar como cultivar a pata de urso e os principais cuidados com essa espécie. Confira!

Como cultivar a pata de urso

Local

A suculenta não tolera luz solar direta. Por isso, para mantê-la em áreas externas, o ideal é deixar o vaso em varandas, garagens e outros ambientes que tenham sombra parcial. Caso for utilizá-la em decoração interna, coloque o vaso próximo a uma janela.

Substrato

O substrato próprio para suculentas é o ideal para a pata de urso. Entretanto, a terra de jardim misturada com areia e húmus de minhoca também é muito utilizada. Caso queira adicionar um pouco de adubo NPK ao substrato, irá ajudar na floração e no crescimento de sua plantinha.

Além disso, lembre-se de nunca utilizar solo argiloso ou compacto, dê preferência a materiais arenosos e leves.

Como fazer mudas da pata de urso?

Para propagar a suculenta pata de urso, o método utilizado é o de estaquia. Para isso:

  • Corte um dos caules da planta;
  • Retire todas as folhas;
  • Deixe o ramo em um local de sombra durante quinze dias, para que o galho se cicatrize;
  • Em seguida, basta plantar a estaca.

Rega

Em relação à rega, o ideal é enfiar os dedos no substrato e ver se está seco ou úmido. A suculenta pata de urso não tolera solos com umidade excessiva, portanto a rega deve ser feita somente quando necessário.

Agora que você sabe como realizar o plantio da suculenta pata de urso, que tal iniciar o seu próprio cultivo?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS