Política
Doações via Pix no pleito de outubro; entenda!
Entenda como poderá ser feita a doação via pix no pleito de outubro. O TSE autorizou essa modalidade!
Esse ano é um ano atípico, visto que ocorrerá o pleito para decidir, principalmente, qual será o futuro presidente do Brasil. Em vista disso, especificamente nessas eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permitiu que os eleitores de qualquer partido fizessem doações via Pix para a campanha eleitoral de seu determinado candidato.
Leia mais: PIX é responsável por 70% de fraudes no Brasil
No entanto, mesmo com a possibilidade de fazer uso do sistema eleitoral de pagamentos instantâneos, ainda existem algumas dúvidas em torno das eleições deste ano.
Todavia, é importante destacar que essa decisão foi tomada e permitiu somente um tipo de modalidade do Pix. Para fazer a doação efetivamente, o doador deve utilizar somente o Pix com o número de CPF, visto que dessa maneira poder-se-á averiguar se essa doação realmente foi feita de maneira correta, não envolvendo qualquer escândalo ou financiamento por parte de corporações que visam utilizar do poder público para seus projetos e estratégias.
Essa decisão foi tomada de forma unânime no final do mês de maio por todos os membros do Tribunal Superior Eleitoral. De acordo com o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, todas as doações feitas nas campanhas devem ser completamente transparentes e não podem, em hipótese alguma, deixar qualquer dúvida acerca da origem dessa doação e a sua finalidade.
“Por isso, concluí que o uso cogente de chave PIX com face externa unicamente do CPF para fins eleitorais é o que possibilita maior fidedignidade na transposição de informações ao sistema SPCE [Sistema de Prestação de Contas Eleitorais], haja vista a certeza de quem é o doador e no devido tempo”, justifica.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025