Conecte-se conosco

Agronegócio

Bola-de-neve-mexicana: aprenda a cultivar essa suculenta maravilhosa

Veja um passo a passo de como cultivar essa espécie da maneira correta.

Publicado

em

De nome científico Echeveria elegans, a bola-de-neve-mexicana, como é popularmente conhecida, é originária do México, como seu nome já indica. Essa espécie faz parte do extenso grupo de suculentas e está acostumada com altas temperaturas e pouca rega.

A bola-de-neve-mexicana é muito resistente, sendo assim uma ótima opção para quem ainda não tem muita prática no cultivo de plantinhas, por ser pouco exigente e de fácil cultivo. Essa espécie é capaz de sobreviver a longos períodos de seca, pois suas folhas gordinhas servem como depósito para armazenamento de água, mantendo-se hidratada por mais tempo.

Por isso, hoje vamos mostrar como cultivar e plantar essa espécie maravilhosa da maneira correta. Confira!

Como cultivar bola-de-neve-mexicana

Ao cultivar a planta, o primeiro passo é escolher um ambiente bem ensolarado para que ela possa crescer de maneira saudável. Entretanto, além da luz solar, é necessário um bom preparo do solo e deixá-lo semelhante ao solo de seu habitat natural.

Solo

Você deve oferecer à sua suculenta um solo arenoso e bem drenado. Por estar acostumada a uma região muito seca e quase desértica, o ideal é misturar areia grossa com substrato para que o solo fique semelhante ao de seu habitat. Depois, basta adicionar porção suficiente de adubo para cactos e suculentas, e em seguida, realizar o plantio.

Rega

A suculenta bola-de-neve-mexicana exige pouquíssima rega. Você só deve regar quando o solo estiver extremamente seco. Regue apenas o solo, nunca as pétalas!

Além disso, o excesso de umidade pode apodrecer as raízes e facilitar a proliferação de fungos e bactérias, prejudicando assim, a saúde e o desenvolvimento de sua plantinha.

Propagação

Para realizar a propagação da suculenta, basta depositar algumas folhas da espécie em um recipiente com areia. Após alguns dias, pequenas raízes se formarão e a partir daí você realizar o plantio com os brotos onde desejar.

Vale lembrar que durante esse período, o ideal é deixar os pequenos brotos à sombra. Por serem muito sensíveis, o sol prejudica o enraizamento e assim, compromete o crescimento da suculenta.

Agora que você sabe como cultivar a suculenta bola-de-neve-mexicana da maneira correta, que tal colocar a mão na terra e iniciar seu próprio plantio?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS