Economia
Top 5 profissões mais estressantes do mundo! Confira
O mercado de trabalho está cada vez mais exigente com os profissionais, o que pode gerar um grande estresse. Confira as 5 profissões mais estressantes do mundo!
Você gosta de lidar com situações que envolvem muita adrenalina? Ou mesmo possui a habilidade de agir sob pressão? Então, venha conhecer as cinco ocupações mais estressantes do mundo.
O mercado de trabalho como um todo está cada vez mais exigente com os profissionais, que muitas vezes precisam dar conta de uma alta demanda, de maneira rápida, dinâmica e sem perder qualidade. Essa forma agressiva de trabalhar pode gerar muito estresse no dia a dia e acaba com a saúde mental de qualquer um, podendo levar a situações extremas, como a Síndrome de Burnout.
O cenário piora quando muitas “empresas” em diversos setores do mercado de trabalho, não concedem ao trabalhador os direitos mínimos previstos por Lei, agindo de forma exploratória e com remuneração extremamente baixa. Nesse cenário, felizmente não tão drástico como muitas pessoas se encontram de mãos atadas, compilamos as cinco profissões mais estressantes do mundo.
5º Lugar: Gerente financeiro
Em quinto lugar neste ranking das profissões mais estressantes do mundo selecionamos o cargo de gerente financeiro. Esse profissional mantém grandes responsabilidades elaborando complexos balanços patrimoniais e financeiros assim como relatórios e fechamentos diversos da empresa.
Além disso, dependendo da época do ano, ele tem que trabalhar duas vezes mais, pois se algo der errado ou ocorrer alguma inconsistência no departamento financeiro da organização, a responsabilidade é inteiramente do gerente. Portanto, os níveis de estresse podem ser elevados na vida desse profissional.
Rotinas de burocracia e prazos apertados exigiam semanas de trabalho noturno, entre outras tarefas. O papel de um gestor financeiro exige que ele esteja a par do mercado e domine as principais ferramentas técnicas.
4º Lugar: Bombeiros
Em quarto lugar os bombeiros têm que lidar diariamente com situações de Incêndio, afogamento, resgate de vítimas de enchentes, deslizamentos e acidentes (aéreos ou terrestres), e outras emergências. Esses heróis não podem ser eliminados da lista das ocupações mais estressantes do mundo.
Além da necessidade de uma boa preparação física e de saber lidar com diversas contingências, o “amigo certo em tempos incertos”, assim como a gendarmeria, correm constantemente risco de vida por conta dessa função, tão importante para a nossa sociedade.
Para a maioria dos bombeiros, a incerteza que esse profissional cria no dia a dia pode ser estressante. Afinal, quem trabalha em alertas de emergência precisa estar constantemente vigilante.
3º Lugar: Piloto de Avião
Por cima de todo o seu prestígio, glamour e elegância, a pilotagem também é considerada uma das profissões mais estressantes do mundo. Afinal, nem sempre é fácil passar dias ou até semanas viajando pelo mundo longe da família para trabalhar.
Além disso, treinamentos intensos, exames e mudanças de horários de trabalho (mesmo nos finais de semana) são estressantes para esses profissionais. Sem falar na enorme responsabilidade por centenas de vidas todos os dias.
Por exemplo, viagens internacionais podem transportar até 500 passageiros, dependendo do modelo da aeronave. Viver com medo de perder o controle ou alguma falha mecânica durante um voo costuma ser estressante para um piloto. Portanto, a preparação mental é muito importante. Por todos esses motivos os Pilotos estão nesta terceira posição!
2º Lugar: Policial Militar
Em segundo lugar, o cargo de Policial Militar sem dúvida é uma das profissões mais estressantes do mundo. Não somente esta categoria, mas outras como profissionais da segurança pública em geral também enfrentam um trabalho que tem um alto nível de estresse. Isso decorre principalmente pela exposição constante ao perigo, uma extensa e cansativa carga horária de trabalho.
Além disso, profissionais que trabalham nas ruas precisam enfrentar todos esses desafios diários para se manter íntegros. Para exercer esta função, é necessário ter um bom controle emocional, e saber lidar com situações que exigem calma, tranquilidade, discernimento e preparo físico e psicológico, já que vidas humanas sempre estão em jogo.
1º Lugar: Executivos
Pode não parecer, mas cargos executivos estão entre as ocupações mais estressantes do mundo. Apesar dos altos salários, status e prestígio social, a maioria dos executivos de empresas grandes ou multinacionais está sob muita pressão.
O dia a dia desses profissionais exige enormes responsabilidades nos conselhos organizacionais, viagens frequentes (muitas vezes para outros países) e demandas mais frequentes por resultados mais satisfatórios.
É comum encontrar um executivo que está longe da família a trabalho por alguns dias em viagem de negócios. Mesmo fora do escritório, mesmo nos finais de semana, o profissional precisa estar à frente do negócio, o que pode ser estressante.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp