Conecte-se conosco

Agronegócio

Açafrão-do-prado: conheça essa planta de flores exóticas

Saiba quais as peculiaridades dessa planta com propriedades medicinais.

Publicado

em

Colchicum autumnale, mais conhecida como açafrão-do-prado, é uma planta de flores roxas muito bonitas e com propriedades medicinais. Contudo, não se engane! Apesar da beleza singular de sua floração, o açafrão-do-prado pode ser extremamente tóxico se consumido erroneamente. Desse modo, seu consumo se dá somente após um processo industrial pelo qual é extraída a colchicina.

A planta tem ação anti-inflamatória, e é especialmente indicada para tratar crises de gota, reumatismo muscular ou articular e crises agudas de artrite. Além disso, também pode aliviar distúrbios gastrointestinais, como náuseas, vômitos, diarreia; e distúrbios neurológicos. Veja algumas curiosidades sobre essa espécie logo abaixo.

Onde encontrar

O açafrão-do-prado cresce especialmente nas montagens dos Alpes, na Europa. Também pode ser encontrado em outros continentes, como na Ásia ou na África.

Características

A planta atinge uma altura entre 5 e 40 cm, as folhas têm consistência firme e resistente. Além disso, é perene e pode viver por vários anos. Suas flores roxas são muito bonitas e podem ser usadas para ornamentação.

Colheita

Nunca colha você mesmo o açafrão, por ser uma planta muito tóxica, se utilizado de forma inadequada. O açafrão é rico em colchicina, um alcalóide venenoso.

Consumo

O consumo deve ser feito somente na forma de medicamento pronto para uso e mediante receita médica. Não deve ser consumido sob a forma de chá ou remédio caseiro. O envenenamento pela mastigação de sementes ou flor do açafrão-do-prado, inclusive, é frequentemente fatal e se manifesta por aumento da salivação, vômitos, diarreia sanguinolenta, cólicas e paralisia geral. Atualmente, não há antídoto.

Efeitos medicinais

Estudos recentes mostraram que as propriedades curativas do açafrão-do-prado podem ter efeitos benéficos contra qualquer tipo de tumor sólido. Assim, as propriedades do açafrão, a que tudo indica, teriam capacidade de incidir sobre as células cancerosas, deixando intactos os tecidos saudáveis.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS