Conecte-se conosco

Economia

Veja hábitos e pensamentos que te afastam do dinheiro e assuma as rédeas da sua vida financeira

Esforço e visão de longo prazo são algumas das chaves para evolução financeira e profissional.

Publicado

em

Dinheiro

Além das diferenças econômicas e sociais, a ausência da educação financeira na cultura brasileira prejudica o bolso da população. Não por acaso muitos se afundam em dívidas nas faturas do cartão de crédito, empréstimo e financiamentos. Para te ajudar a ficar no azul, listamos alguns pensamentos e hábitos que podem prejudicar a sua relação com o dinheiro, evitando assim permanecer com essas atitudes.

Em primeiro lugar, não observamos na maioria das casas uma organização financeira. Com ela, é possível otimizar gastos e aproveitar o salário. É importante considerar a regra 50-30-20, dos especialistas financeiros, que visa atribuir 50% da renda para as despesas fixas (água, luz, aluguel, educação, etc.), 30% para custos variáveis (lazer, compras não habituais e imprevistos) e 20% para investimentos. Ressaltamos também a importância de possuir uma reserva de emergência, composta por cerca de seis meses dos gastos mensais.

Outra das maiores falhas é o pensamento de curto prazo. Muitas pessoas enxergam só o hoje, ou seja, as contas do mês presente e se esquecem das próximas despesas e até mesmo dos gastos eventuais. Sendo assim, é importante organizar os números, que incluem grandes débitos, impostos, matrículas, manutenção de veículos e outros. Também, fuja do grande número de parcelas do cartão de crédito, pois pode se enrolar com elas.

Por fim, a ausência de um plano de crescimento é mais um dos erros cometidos pelas pessoas. É importante ir em busca de objetivos profissionais maiores e conquistas com o dinheiro. Para isso, avalie passos para conquistar o aumento no emprego, em caso de carteira assinada, ou na expansão do negócio, aos empreendedores. Invista na capacitação profissional, cursos de idiomas e da área atuante. E o principal, tenha em mente que o mais relevante é compreender que a evolução financeira e profissional exige esforço e visão de longo prazo. 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS