Conecte-se conosco

Agronegócio

Conheça a jurubeba, planta usada como digestivo natural

Saibas quais as principais propriedades dessa planta nativa do Brasil.

Publicado

em

A jurubeba, nativa das regiões Norte e Nordeste do Brasil, é uma planta com folhas de sabor amargo e frutos amarelo-esverdeados, ricos em fibras insolúveis e substâncias antioxidantes. Sendo assim, a jurubeba é especialmente indicada para tratar problemas digestivos, além de seu consumo auxiliar no combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e reforçando o sistema imunológico.

A utilização da jurubeba pode dar de diversas formas, entre elas, as mais comuns são por meio de chás e conservas. O chá, inclusive, ajuda a desintoxicar o organismo. Para isso, basta deixar as folhas em infusão por pelo menos 15 minutos. Quanto às conservas feitas a partir dos frutos da jurubeba, o recomendado é ferver as frutas e depois acrescentar azeite, vinagre, alho, pimenta e outros temperos de sua preferência. A mistura pode ser consumida juntamente com torradas e pãezinhos, e fica muito apetitosa.

Conheça algumas propriedades da jurubeba e benefícios que seu consumo gera para a saúde!

  • Ajuda a tratar problemas digestivos

Em virtude da elevada quantidade de fibras solúveis presentes na planta, a jurubeba contribui para auxiliar na saúde do sistema gastrointestinal. Desse modo, o consumo regular do vegetal evita constipações e prisões de ventre, bem como, flatulências excessivas.

  • Tem ação diurética

A jurubeba também se destaca por funcionar como importante diurético natural, já que evita o acúmulo de líquidos no organismo, deixando o fígado menos sobrecarregado. Com essa finalidade, pode-se usar a planta para o preparo de chás e sucos detox.

  • Tem ação anti-inflamatória, descongestionante e cicatrizante

Além de seus compostos antioxidantes, a jurubeba apresenta ação anti-inflamatória e ajuda a amenizar dores. Ademais, possui substâncias descongestionantes, auxiliando no tratamento de gripes e resfriados. Outra curiosidade interessante é que a planta também pode servir como cicatrizante, já que também apresenta em sua composição, propriedades antimicrobianas, que ajudam a evitar infecções.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS