Agronegócio
Conheça a tuia e saiba como cultivar
Aprenda o passo a passo para cultivo dessa espécie de pinheiro.
A tuia é uma árvore conífera grossa que pode chegar a até 60 metros de altura. Trata-se de um pinheiro muito utilizado para a ornamentação de jardins, cercas e canteiros. Além disso, costuma ser adereço frequente na decoração das festividades de final de ano, sendo comumente utilizada como árvore-de-Natal, o que demonstra sua capacidade de se adaptar a locais variados, podendo o seu cultivo acorrer em vasos ou diretamente no solo. Evidente que em vasos, as tuias vão crescer significativamente menos, necessitando de mais cuidados e atenção, além de adubação frequente.
Nesse sentido, acompanhe algumas dicas essenciais para o cultivo das tuias.
Cuidados ao cultivar
Luminosidade
Escolha um local com boas condições de luminosidade. Embora essas árvores cresçam em áreas sombreadas, elas se desenvolvem melhor em locais ensolarados. Lugares com clima muito quente, contudo, devem ser evitados, vez que as tuias preferem umidade e temperaturas mais amenas, com incidência de sol direto por pelo menos 6 horas diárias.
Solo
Prepare um solo argiloso com boa drenagem para a sua planta. As tuias preferem solos úmidos com muitos nutrientes orgânicos. Adicione composto ou uma mistura de solo orgânico à terra.
Vento
Como as tuias crescem verticalmente, ficando muito altas, é importante que elas sejam cultivadas em local onde estejam protegidas do vento. Também é aconselhável colocar uma base de sustentação no caule, para que a planta não quebre com facilidade ou fique torta.
Propagação
A propagação das tuias pode ser feita por meio de sementes ou de mudas já desenvolvidas. O método de germinar as sementes para só depois fazer a transplantação, costuma ser mais demorado e requer mais paciência. O ideal é comprar mudas já desenvolvidas para realizar o plantio. Essas mudas são facilmente encontradas em viveiros, floriculturas ou lojas especializadas.
Plantio em vasos
Enquanto ainda estão pequenas, as tuias podem ser cultivadas em vasos, desde que que apresentem orifícios de drenagem, bom tamanho e profundidade. É preferível que fiquem ao ar livre.
Regas
As regas devem ser constantes, especialmente nos primeiros meses. Depois, pode-se ir reduzindo gradativamente. É bom nunca exagerar demais, a ponto de o solo ficar encharcado. Basta que fique levemente úmido.
Com muita dedicação, sua tuia ficará sempre bela e cheia de vigor!

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Tecnologia23 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Empresas19 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?