Artigos
Saiba como emitir a segunda via do RG de forma gratuita
Se você precisa fazer a segunda via do seu RG, saiba que é possível solicitar de forma gratuita. Saiba em que situações isso é possível.
Se você perdeu seus documentos, ou precisa fazer uma nova via, saiba que ele pode ser feito de uma forma fácil e sem custos. Trouxemos aqui algumas etapas para que você não tenha dor de cabeça na hora de fazer uma segunda visa do seu RG.
Se você perdeu ou teve seus documentos roubados, é muito importante que você faça um boletim de ocorrência, e esse deve ser o primeiro passo a seguir nestes casos. Isso porque alguém pode utilizar seus documentos para coisas ruins.
Sendo assim, registrar um B.O. te previne de passar por mais transtornos, caso seus documentos sejam utilizados de forma criminosa. Hoje é possível registrar o B.O. via online, então você não precisa nem sair de casa para se prevenir.
Após cumprir essas medidas para se prevenir de problemas futuros, vamos aos passos para emitir uma segunda via do seu RG ou CPF.
Normalmente um novo RG custa R$ 96, porém, algumas pessoas conseguem isenção dessa taxa. Pessoas de baixa renda podem solicitar o documento gratuito, e para isso é preciso a apresentação do Número de Inscrição Social (NIS)
Outro caso que garante a gratuidade no documento é a idade do cidadão. Mulheres com mais de 60 anos de idade, e homens com mais de 65 anos, não precisam pagar para ter uma nova via de seu RG ou CPF.
Pessoas desempregadas também tem direito a emitir uma nova via do documento de forma gratuita, mas para isso o desemprego deve ser superior a três meses.
Quem teve o RG roubado também está elegível para fazer o documento de forma gratuita, e nesse caso é preciso apresentar o Boletim de Ocorrência. Esse é mais um motivo para que você não deixe de registrar o B.O. quando for assaltado ou furtado.
Onde emitir a segunda via do documento?
A segunda via do seu documento de identidade pode ser feita em órgãos de emissão que constam em sua cidade, como Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil e o Poupatempo.
Lembrando que para fazer a segunda via é preciso levar sua certidão de nascimento ou casamento. E caso seja a primeira via da identidade, ela não precisa ser paga, independentemente da condição financeira do solicitante.
Já o CPF, caso seja necessária uma segunda via, ele pode ser emitido de forma online. Basta entrar no e-CAC, e clicar em “meu CPF”. Depois, será preciso logar com o seu Gov.br, clicar em “Cadastros”, e então em “Comprovante de inscrição do CPF”.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho15 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%