Economia
5 benefícios do cajá
Saiba quais as principais propriedades da fruta e seus benefícios para a saúde.
O cajá, também conhecido como acajá ou umbu-cajá, é uma fruta típica do nordeste do Brasil. De casca e polpa fibrosa amarela, o cajá apresenta em sua composição, grandes quantidades de nutrientes, sendo, pois, rico em fibras, bem como, vitamina C, taninos, flavonoides e carotenoides, o que fornece ao cajá propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, auxiliando na prevenção de doenças, como infarto, pressão alta e alguns tipos de câncer.
O cajá, além de muito nutritivo, mostra-se também versátil, podendo ser consumido tanto in natura como utilizado para o preparo de suco, sorvetes, mousses e geleias. Acompanhe a seguir algumas benfeitorias que o consumo da fruta proporciona ao organismo.
-
Previne doenças cardiovasculares
O cajá é rico em minerais, como por exemplo, o potássio, que auxilia no controle da pressão alta. Além disso, por ser uma fruta com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o cajá ajuda a evitar a formação de placas de gordura nas artérias, prevenindo doenças, como aterosclerose, derrame e infarto.
-
Melhora o funcionamento do intestino
O cajá é uma fruta com boas quantidades de água, magnésio, e principalmente fibras, que melhoram significativamente os movimentos naturais do intestino. Desse modo, o consumo do alimento contribui para evitar constipações e prisões de ventre.
-
Mantem a saúde da pele
Como apresenta elevado teor de antioxidantes e vitamina C, o consumo de cajá auxilia na formação de colágeno na pele, evitando a flacidez e o envelhecimento precoce, e promovendo a hidratação cutânea.
-
Ajuda a combater anemia
Além dos supracitados benefícios, o cajá melhora a absorção de ferro nas carnes e nos vegetais, ajudando a combater a anemia, vez que é uma fruta rica em vitamina C.
-
Ajuda no emagrecimento
A polpa fibrosa do cajá contribui para o emagrecimento, vez que melhora o sistema digestivo, fazendo com que haja maior celeridade no transito intestinal. Dessa forma, há, consequentemente, uma absorção mais rápida de nutrientes pelo organismo. Além disso, o consumo regular da fruta proporciona sensação de saciedade, e retarda a vontade de consumir outros alimentos.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo19 horas atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Finanças2 dias atrás
Casamento de Amado Batista e divisão de bens: esposa mais jovem tem direito à fortuna?
-
Tecnologia2 dias atrás
Ilumine seu jardim naturalmente: plantas que brilham no escuro já existem
-
Moedas2 dias atrás
Cédulas antigas do Brasil podem valer o mesmo que um carro popular
-
Agronegócio2 dias atrás
NASA indica 5 plantas que purificam o ar e são perfeitas para ter em casa
-
Automobilística2 dias atrás
Honda cria ‘moto Pokémon‘ que se equilibra sozinha
-
Investimentos2 dias atrás
Saiba o que é come-cotas e como ele afeta a rentabilidade dos seus investimentos