Conecte-se conosco

Agronegócio

Como recuperar uma plantinha que está morrendo

Aprenda algumas dicas básicas de cultivo para salvar sua verdinha.

Publicado

em

Que as plantas são seres que alegram qualquer ambiente, ninguém duvida. O erro de muitos, contudo, é pensar que, diferentemente de qualquer ser vivo, as plantas não precisam de atenção e cuidados para que se desenvolvam corretamente. Realmente, algumas espécies mostram-se mais resistentes e se adaptam bem a ambientes extremos. Outras, necessitam de atenção diária. Enfim, resistentes ou não, pouco exigentes ou não, todas precisam dos cuidados básicos empregues no cultivo tradicional, quais sejam, regas, adubação e luminosidade adequada.

Se você tem uma plantinha em casa que não está indo muito bem, pode ter certeza que você falhou em algum dos pontos supracitados. Mas não se espante! Para tudo há solução, não é mesmo? Por isso, aqui vão algumas dicas para que você possa recuperar sua verdinha que se encontra em apuros.

Condições

  • Sua plantinha está murcha

Nesse caso, você muito provavelmente está em falta com as regas. Tente aguar com frequência e note se ela vai ficar vigorosa novamente. Caso contrário, coloque a planta em um vaso maior, com orifícios de drenagem e substrato novo, além de boa quantidade de matéria orgânica. Regue com frequência sem encharcar demais a planta, visto que água em excesso também é prejudicial e contribui para o apodrecimento das raízes. O ideal é que o solo fique levemente úmido. Em poucos dias sua plantinha ficará bela e saudável.

  • Sua planta está cheia de pragas

A planta fica mais suscetível a pragas, como cochonilhas e pulgões, quando os nutrientes presentes no solo estão escassos. Desse modo, caso a infestação esteja grande, faça uma poda e retire folhas e galhos com maior incidência de pragas. Troque o substrato da planta com cuidado e adube com matéria orgânica ou fertilizante apropriado.

  • Sua planta está estiolada e fraca

Esse processo é muito comum em plantas como as suculentas, e se dá, principalmente, em virtude de más condições de luminosidade. A planta fica em local com pouca incidência de sol direto e acaba ficando comprida demais e muito fraca. Nesse caso, faça a poda e replante a verdinha em local bem iluminado.

  • A plantinha está apodrecendo

Em geral isso acontece em virtude do excesso de água, que acaba favorecendo o surgimento de fungos e bactérias, apodrecendo, assim, as raízes da planta. A tendência é que a podridão tome conta do caule e folhas. Desse modo, faça a poda o quanto antes e replante o vegetal em um vaso que apresente orifícios de drenagem. O substrato também deve ser bem drenável, e a adubação é imprescindível.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS