Empresas
Novo golpe da Heineken pelo WhatsApp; entenda como funciona
De uns tempos para cá, o WhatsApp vem sendo utilizada por criminosos para a aplicação de golpes. Conheça o mais novo golpe do WhatsApp.
O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no mundo e tem grande popularidade. Criado em 2010, o aplicativo possibilita a troca de mensagens entre pessoas do mundo inteiro, sem limite de dados, e fornece ainda os serviços de chamada de voz, chamada de vídeo, troca de arquivos em formatos como PDF, Word, Excel e PowerPoint, fotos e vídeos. Porém, de uns tempos para cá, a ferramenta vem sendo utilizada por criminosos para a aplicação de golpes.
Recentemente, vem circulando no aplicativo uma promoção da Heineken, prometendo que quem se inscrever no link enviado irá concorrer a um frigobar com 30 cervejas para a comemoração do Oktoberfest 2022, um evento de cerveja alemã que acontece todos os anos, no mês de outubro.
Um link é enviado para o celular da pessoa e, ao clicar, a pessoa é redirecionada para outro site, onde é solicitada uma série de informações para o cadastramento e é preciso realizar um teste. Depois disso, o usuário é orientado a enviar o link para seus amigos, assim aumentando a rede de contatos.
O problema é que essa promoção nunca existiu. O link trata-se de um golpe onde criminosos entram nos sistemas dos celulares para a coleta de informações desse usuário, e o risco desses dados serem usados em novos golpes é praticamente certo.
O uso da tecnologia facilitou bastante a vida das pessoas que precisam resolver muitas coisas e utilizam aplicativos para otimizar o tempo. Hoje conseguimos fazer várias operações com apenas um clique, seja por computadores, celulares, tablets, e até mesmo relógios inteligentes e aparelhos por comando de voz.
Mas a tecnologia que tanto facilitou a vida das pessoas, também facilitou o aumento dos golpes, já que os criminosos conseguem com mais facilidade ter acesso aos dados dos usuários. Infelizmente, a aplicação desses golpes se tornou muito comum nas redes sociais e já soma uma quantidade absurda de vítimas.
Muitas pessoas, já inteiradas no assunto, não clicaram nos links repassados e automaticamente já espalharam a notícia de um possível golpe. Mesmo assim, várias outras se tornaram vítimas da situação.
É necessária muita atenção para não cair nesse tipo de golpe, onde o usuário tem suas informações pessoais expostas, já que hoje até operações bancárias são feitas por aplicativos em telefones celulares.
As precauções a serem tomadas nestes casos são: não clicar em links desconhecidos, sempre averiguar a origem do link, pesquisar se realmente está tendo alguma promoção nos sites oficiais das empresas nomeadas e nunca repassar nada antes de checar a veracidade dos assuntos. É bom se proteger e alertar as outras pessoas que podem ser vítimas desse tipo de ação.

-
Economia19 horas atrás
Nunca herdou herança e é a mulher mais rica do mundo: sabe quem é?
-
Agronegócio16 horas atrás
Brasil vai congelar? Massa de ar polar coloca colheitas em risco com frio histórico
-
Carreira2 dias atrás
7 faculdades são o ‘passaporte de ouro’ para quem deseja trabalhar em bancos
-
Tecnologia1 dia atrás
Recebeu mensagem da Justiça no WhatsApp? Pode não ser golpe; veja por quê
-
Finanças1 dia atrás
Parece perfeito, mas não é: o truque escondido nos apartamentos decorados
-
Finanças2 dias atrás
Caixa tem a solução financeira para brasileiros com nome negativado
-
Economia22 horas atrás
É verdade que o Pix Automático vai substituir cartões de débito e crédito?
-
Finanças2 dias atrás
Vale a pena oferecer o carro como garantia em empréstimos?