Economia
Confira 3 conselhos de especialistas para ter menor valor na conta de luz
A Aneel autorizou que as concessionárias façam em breve um reajuste médio no valor de 18,03% para a alta tensão e de 10,15% para a baixa.
O consumo de energia elétrica é uma preocupação para todos, não apenas para as empresas que precisam produzir, mas para quem consome, afinal o custo tende apenas a aumentar. Um novo reajuste deve ser feito em breve, em que a Agência Nacional de energia Elétrica (Aneel) autorizou que as concessionárias façam reajuste médio no valor de 18,03% para a alta tensão e de 10,15% para a baixa tensão.
Em situações de bandeira vermelha, o brasileiro pode ter um acréscimo no valor da conta de luz em até 63,7%, um número que assusta muitos cidadãos. Tendo em vista um futuro com as contas vindo mais caras, a solução é começar a ponderar os hábitos ruins desde já. Afinal, muitas coisas consomem energia e às vezes nem percebemos o quanto isso pode fazer de diferença.
Dessa forma, foram separadas algumas dicas sobre como você pode economizar sua luz, principalmente tomando cuidado com o tipo de aparelho que produz determinado tipo de energia. No geral, é preciso ter cuidado com os aparelhos que geram energias quente ou fria, tendo em vista que o consumo deles é maior.
Segundo o especialista em elétrica, o professor de Engenharia Elétrica da FEI Silvio Xavier Duarte, se prestarmos atenção em dada região do país, poderemos apontar qual aparelho pode consumir mais energia dentro das casas daquela localidade.
Um grande detalhe no cuidado com esses aparelhos é que a necessidade de gerar calor ou frio consome muita energia. Desse modo, fazer um controle mais acentuado de toda a situação para o uso do ar-condicionado e para a redução de tempo no banho são ótimas saídas para diminuir os valores nas contas.
Outra dica superimportante é manter o cuidado com as fiações. Instalações elétricas muito antigas podem resultar em diversos problemas, principalmente em evasão de energia, que, além de poder causar algum curto-circuito, também dispersa mais energia e aumenta o consumo. Há muitos riscos em uma fiação antiga, por isso são precisos cuidado e atenção, além de se manter as conexões renovadas e evitar emaranhados de fiação.
Além do mais, uma dica já muito conhecida é que não deixa de ser importante é a atenção com o uso dos aparelhos. Se não for fazer uso daquele eletrodoméstico, não há motivos para se desperdiçar energia. Normalmente, o consumo nesses aparelhos não é tão significativo de um mês para o outro, mas qualquer oportunidade de consumir menos e não gastar muito nas contas já vale para o final do mês.
Por exemplo, TV e micro-ondas que ficam ligados com alguma luz permanente têm chances muito altas de consumirem de forma direta energia que não está sendo utilizada. Assim, reduzir esses pequenos detalhes pode trazer muitos benefícios em suas futuras contas.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas21 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Tecnologia5 horas atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate